Moradores de diversas cidades gaúchas viram encantados nuvens coloridas no céu com aspecto de arco-íris. O fenômeno conhecido como iridescência foi observado em Porto Alegre e em várias cidades do interior gaúcho.
E esse arco-íris diferente? A gente achava que era do vidro do carro. Mas não. Abrimos e seguia lá no céu. Estaria a luz do sol brilhando em gotas de águas daquela nuvem? @metsul pic.twitter.com/bDL1USO4xL
— Luciane Kohlmann (@lu_kohlmann) February 19, 2023
O que ocorre? O que são nuvens iridescentes? Quando partes das nuvens são finas e têm gotículas de tamanho semelhante, a difração da luz solar pode fazê-las brilhar com cores. O efeito é chamado de nuvem iridescência, termos derivados de Iris, a personificação grega do arco-íris.
As cores geralmente delicadas podem estar em manchas ou faixas quase aleatórias nas bordas das nuvens. Eles só são organizados em anéis coronais quando o tamanho da gota é uniforme em toda a nuvem.
As bandas e cores mudam ou vêm e vão conforme a nuvem evolui. Ocorrem mais frequentemente em nuvens Altocumulus, Cirrocumulus e especialmente em nuvens lenticulares.
A iridescência é observada principalmente quando parte de uma nuvem está se formando, porque todas as gotículas têm uma história semelhante e, consequentemente, um tamanho semelhante.
A difração fora da gota de chuva ou do cristal de gelo. Requer gotas de água muito pequenas e redondas ou cristais de gelo. Raios de luz são dobrados ao redor da periferia da gota, quase como se estivessem deslizando ao longo de sua borda. A luz de todas as gotículas diferentes mais uma vez se divide em cores. É semelhante aos tons que vemos em uma bolha de sabão, mancha de óleo ou em um DVD.
São Jerônimo. pic.twitter.com/JscnnwstBn
— Juliano de Miranda (@jdmsjrs) February 19, 2023
Tristeza, Porto Alegre-RS. pic.twitter.com/hT05UlqhIY
— Márcio Ali (@marcioali) February 19, 2023
Guaíba pic.twitter.com/Xx2ls4chvf
— DEMOCRACIA SEMPRE! (@brmais2) February 19, 2023
— madre loca bruja 🖤🔮 (@UchakiCarine) February 19, 2023
Zona norte 💖 pic.twitter.com/KNJUwjkWJE
— Brunna Escouto (@brunnace) February 19, 2023
— Felipe (@Pipporodri) February 19, 2023
Esteio pic.twitter.com/z5OTdNVOSt
— Tarada por vacina (@ahhhloka) February 19, 2023
Para que uma nuvem seja iridescente, todas as gotículas devem ter tamanho quase uniforme e a nuvem precisa estar perto do sol do ponto de vista do observador. Isso geralmente não acontece no topo das tempestades, já que as gotas de água estão entrando em uma região mais fria da baixa atmosfera e fazendo a transição para o gelo.
Às vezes, a iridescência pode ser vista longe do sol, mas é mais frequente perto dele. A iridescência muito mais rara é a das nuvens nacaradas ou madrepérola que ocorrem em regiões perto dos polos. Eles podem brilhar muito intensamente e são muito mais altas do que as nuvens troposféricas comuns. A iridescência também é vista em rastros de escapamento de foguetes.