A nebulosidade tomou conta do Sul do Brasil neste sábado. O céu passou a nublado a encoberto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. Áreas de instabilidade avançaram a partir do Nordeste da Argentina e do Paraguai. Com isso, o dia que começou com sol teve um fim de tarde de tempo fechado.
As nuvens vieram com chuva. Várias cidades do Sudoeste do Paraná e do Oeste catarinense tinham acumulados de 10 mm a 30 mm até o fim da tarde. No Rio Grande do Sul, até 18h, os mais altos volumes de chuva tinham ocorrido no Noroeste. Choveu, por exemplo, 10 mm em Santa Rosa e em Frederico Westphalen.
TEMPO | Animação das imagens do satélite meteorológico GOES-16 entre 14h e 17h deste sábado. Nebulosidade toma conta do Sul do Brasil com registro de chuva em diversas regiões. pic.twitter.com/UBzHvO7US2
— MetSul.com (@metsul) August 6, 2022
O aumento das nuvens impediu maior aquecimento. A tarde acabou tendo vento e sensação de frio em muitas cidades. Grande número de cidades teve máximas até 18h de só 12ºC e 13ºC. Casos de Frederico Westphalen (12,2ºC), São Borja (12,6ºC), Livramento (12,7ºC), São Luiz Gonzaga (12,9ºC), Santa Maria (13,1ºC), Cruz Alta (13,2ºC) e Erechim (13,3ºC).
Máximas baixas também no Oeste de Santa Catarina. Os termômetros até 18h não tinham indicado mais que 12,5ºC em Chapecó e São Miguel do Oeste. Em Lages, no Planalto Sul, a maior marca até o fim da tarde foi de 12,7ºC. Em Campos Novos, 13,6ºC.
A tarde fria ocorreu na sequência de um amanhecer gelado. Mínimas neste sábado foram no Rio Grande do Sul de -3,4ºC em São José dos Ausentes, -2,1ºC em Pinheiro Machado e -0,3ºC em Vacaria. Em Santa Catarina, no Planalto Sul, as mínimas hoje cedo desceram a -3,7ºC em Bom Jardim da Serra, -3,0ºC em Urupema, e -2,0ºC em Urubici e São Joaquim.
Muitas nuvens amanhã
Muita nebulosidade cobre novamente o Rio Grande do Sul neste domingo. Embora o sol apareça acompanhado de nuvens em diferentes pontos, com maiores aberturas no Oeste, o tempo não estará firme.
As nuvens trazem chuva e garoa no decorrer do dia, especialmente em áreas das Metades Norte e Leste gaúcha. Em muitas cidades gaúchas, porém, não chove. Os maiores volumes de chuva neste domingo ocorrem em Santa Catarina e no Paraná.
Com mais nuvens e até instabilidade em alguns pontos, a madrugada não repete mínimas tão baixas quanto as deste sábado. A nebulosidade também impede maior aquecimento e o domingo será ameno.
Instabilidade na primeira metade da semana
Grande quantidade de nuvens vai seguir sobre o Sul do Brasil entre segunda e quarta-feira. A instabilidade maior vai seguir em Santa Catarina e no Paraná, mas aumenta no Rio Grande do Sul na terça. Entre terça e quarta, centro de baixa pressão se aprofunda nos litorais catarinense e paranaense, intensificando a chuva com altos volumes. (Com foto de capa de Joel Vargas/PMPA)