Anúncios

NATIONAL PARK SERVICE/DIVULGAÇÃO

O lugar conhecido como ser “o mais baixo, mais seco e mais quente” dos Estados Unidos inundou. O Parque Nacional do Vale da Morte (Death Valley) teve que ser fechado neste sábado depois que quantidades excepcionais de chuva para os padrões da climatologia local atingiram o parque ontem, provocando inundações repentinas que deixaram cerca de mil visitantes e funcionários do parque presos.

O parque registrou 37,1 mm de chuva na estação de Furnace Creek, valor pouco abaixo do recorde anterior de 37,3 mm, de 15 de abril de 1988. A chuva de ontem equivale a cerca de três quartos da média anual de precipitação da área que é de 49,3 mm.

A chuva da sexta-feira foi recorde para agosto, conforme os registros do Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano (NWS). O local mais baixo, mais seco e mais quente dos Estados Unidos, o Death Valley, tem uma média de chuva de apenas 2,8 mm em agosto.

O Serviço Nacional de Parques (NPS) disse em um comunicado à imprensa que as estradas do parque nacional permanecem fechadas, mas “os visitantes que anteriormente não podiam deixar os hotéis da área [conseguiram] sair cuidadosamente com escoltas policiais”. O texto afirma que a água recuou na maioria das áreas do parque e “extensos depósitos de lama e cascalho” permanecem.


A torrente de água e lama foi desencadeada pela temporada de chuva de verão (monções) no Sudoeste dos Estados Unidos. Ela ocorre pelos ventos predominantes de Sul que trazem maior umidade.

A umidade gera nuvens carregadas com o calor e fortes aguaceiros que atingem a área seca do deserto. Como há pouco solo para absorver a água que se precipita, qualquer chuva mensurável pode causar inundações em áreas baixas, e chuvas mais fortes podem se acumular em riachos normalmente secos, provocando inundações repentinas.

NATIONAL PARK SERVICE/DIVULGAÇÃO

NATIONAL PARK SERVICE/DIVULGAÇÃO

NATIONAL PARK SERVICE/DIVULGAÇÃO

As monções no Sudoeste dos Estados neste verão de 2022 estão particularmente intensas, o que ajudou a aliviar as condições de seca na região, mas também resultou em muitos eventos significativos de inundação. Graves inundações afetaram recentemente áreas ao redor de Las Vegas, em Nevada, e Phoenix, no Arizona.

O Death Valley tem o recorde de temperatura mais alta já registrada na Terra. Oficialmente, o Vale da Morte atingiu 56,6ºC em 10 de julho de 1913, mas alguns climatologistas questionam a legitimidade da leitura. O segundo maior registro, 55ºC em Kebili, na Tunísia, em 7 de julho de 1931, também é controverso.

Nos verões de 2020 e 2021, o Death Valley atingiu 54,4ºC, o que pode ser o valor mais alto de temperatura medido de forma confiável na Terra, se as leituras da Tunísia de 1931 e do Vale da Morte de 1913 forem desconsideradas.

Em julho passado, chuvas raras de verão também atingiram o vale, trazendo 18,8 mm em Furnace Creek aproximadamente duas semanas depois que o parque estabeleceu o recorde mundial para a temperatura média diária mais alta, de 47,8ºC.

Anúncios