Anúncios

Uma nuvem prateleira avançou pelo interior do estado de São Paulo na manhã desta sexta-feira, impressionando e assustando moradores de diversos municípios. Uma das cidades por onde passou a nuvens hoje de manhã foi Campinas.

REDES SOCIAIS

Este tipo de nuvem está frequentemente associado a linhas de instabilidade e, muitas vezes, é descrito como nuvens de parede. As nuvens prateleira se formam quando o ar mais quente se eleva em camada acima de uma camada de ar mais frio. Durante este processo, o ar aquecido condensa rapidamente, gerando o aspecto característico da nuvem.


O movimento rápido de deslocamento das nuvens prateleirsa, conhecidas como shelf clouds em Inglês, não raro produz ventos muito fortes e destrutivos que acontecem antes da chegada da tempestade propriamente dita.

Trata-se de um tipo de nuvem arco. Uma nuvem arco é formação de nebulosidade baixa e horizontal, geralmente aparecendo como uma nuvem acessória de um Cumulonimbus. Nuvens rolo e prateleiras são os dois principais tipos de nuvens arcos.


Se formam com mais frequência ao longo da borda de uma frente ou em frentes de rajadas de tempestades. Algumas das formações de arco mais dramáticas marcam as frentes de rajada de sistemas convectivos produtores de Derecho, que se caracteriza por uma linha de tempestades com vendavais intensos que se estende por centenas de quilômetros.

A nuvem prateleira que avançou pelo interior de São Paulo hoje cedo acompanhou áreas de instabilidade em forma de linha que avançaram a partir do Oeste do estado paulista, vindas do Mato Grosso do Sul e o Paraná.

REDES SOCIAIS

A MetSul Meteorologia havia advertido que linha de instabilidade se deslocaria hoje pelo estado paulista com chuva e risco de temporais isolados. Embora a formação impressionante, estações meteorológicas oficiais não registraram vendavais no interior paulista.

A previsão da MetSul Meteorologia para as próximas horas indica a manutenção do tempo instável no estado de São Paulo por efeito de um centro de baixa pressão e uma frente fria. Chove na maioria das regiões e isoladamente forte com risco de temporal bastante localizado.

Na cidade de São Paulo, a nebulosidade aumenta mais e o tempo deve se instabilizar com chuva principalmente na segunda metade do dia, não se descartando chuva localmente forte com raios e trovoadas. A possibilidade de a chuva vir com temporal não é afastada na Grande São Paulo.

O tempo na capital paulista não vai ficar firme no fim de semana. No sábado, permanece a possibilidade de chuva na cidade de São Paulo, principalmente em horas da tarde para a noite. As pancadas isoladamente podem ser até fortes na área metropolitana de São Paulo.

Anúncios