Anúncios

O seguidor da MetSul Meteorologia Jorge Lansarin fez a fotografia acima em Porto Alegre no final da tarde de ontem (11). A nuvem na foto tem a aparência de ter sido cortada ao meio. O que explica isso? 


Não é nenhum fenômeno extraordinário. Trata-se apenas de sombra no céu. Explicamos. Uma nuvem, de maior desenvolvimento vertical (que atinge uma maior altitude) no horizonte, bloqueia a luz solar por detrás da nuvem, fazendo uma coluna de ar parecer mais escura para o observador. 

Observe na parte inferior da fotografia há uma outra nuvem, uma torre de Cumulus, bloqueando os raios crepusculares do entardecer. Foi esta nuvem mais alta no horizonte que gerou a sombra e o aspecto da nuvem mais próxima ter sido cortada ao meio. 


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

É fenômeno óptico diferente dos raios crepusculares em que a luz atravessa o buraco das nuvens, projetando feixes escuros em diferentes ângulos. No caso da sombra, às vezes ela ocorre mesmo que a nuvem esteja abaixo da linha do horizonte para o observador e fora do ângulo de visão do observador por conta da curvatura da Terra.

Anúncios