Anúncios

Raios na cidade uruguaia de Melo, perto da fronteira gaúcha, na última noite. | Rodrigo Presa

As últimas horas foram de muitos raios no Uruguai e no Rio Grande do Sul com a atuação de muitas áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido e nuvens isoladas carregadas geradas por convecção. 

A MetSul Meteorologia tem um alerta meteorológico vigente para o Rio Grande do Sul neste fim de semana (clique aqui para ler) em que adverte para a probabilidade de temporais no Estado. 

A atmosfera muito quente, úmida e instável deve provocar uma alta incidência de raios no território gaúcho tanto neste sábado como amanhã, domingo.  Assim como ocorreu na última noite, também neste sábado será possível observar um festival de luzes no céu.

Projeção de raios para este sábado do modelo meteorológico europeu

Projeção de raios para este domingo do modelo meteorológico europeu

Em caso de uma tempestade elétrica, evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios, como pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos. Evite estruturas altas tais como torres de linhas telefônicas e de energia elétrica. Não permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos. Evite alto de morros ou topo de prédios. Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos. E jamais se abrigue debaixo de árvores isoladas ou permaneça no mar ou na beira da praia. 

Anúncios