Nova York e outras grandes cidades do Nordeste dos Estados Unidos foram cobertas durante a quarta-feira por uma pluma extremamente densa de fumaça originada de centenas de incêndios florestais no Canadá, sobretudo em Quebec.
Nova York era a cidade com a pior qualidade do ar do mundo com índice IQAr perto de 400 em algumas estações de monitoramento da qualidade do ar, o que jamais havia sido observado por instrumentos antes na região.
Expressões como “apocalíptico”, “distópico” e “assustador” tomaram as redes sociais de jornalistas e meteorologistas norte-americanos, descrevendo a paisagem laranja marciana em Manhattan.
A fumaça já havia chegado na terça, mas piorou muito ao longo da quarta. Autoridades de saúde pediram à população para evitar sair às ruas, vedar as janelas e usar máscara.
Como os incêndios florestais seguem, dependendo de correntes de vento, mais fumaça pode atingir o território norte-americano. Em 2020, o céu ficou laranja em San Francisco por fogo na Califórnia, mas as imagens de ontem nunca tinham sido vistas na Costa Leste norte-americana.
Várias outras cidades da Costa Leste dos Estados Unidos emitiram alertas sobre a má qualidade do ar e milhares de canadenses tiveram que deixar suas casas.
As autoridades nova-iorquinas pediram aos moradores que evitassem atividades ao ar livre, conforme a fumaça avançava para o sul, encobrindo os famosos arranha-céus de Manhattan, atrasando voos e levando muitos a usarem máscaras.
I never thought I’d see this in my life. pic.twitter.com/If9DGATKsZ
— Nahel Belgherze (@WxNB_) June 7, 2023
Mais de 100 milhões de pessoas estão sob alertas de poluição do ar no nordeste dos Estados Unidos, de Chicago a Atlanta, de acordo com a agência de proteção ambiental americana (EPA, na sigla em inglês).
Trata-se de um “exemplo alarmante das maneiras pelas quais a crise climática está interferindo em nossas vidas”, informou a Casa Branca nesta quarta.
O presidente Joe Biden pediu aos americanos com saúde frágil que tomassem as devidas precauções para se proteger da poluição do ar, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.
“Em nossa sede em Nova York, podemos sentir a deterioração da qualidade do ar à medida que a fumaça dos incêndios florestais no Canadá se move para o sul. Com o aumento das temperaturas globais, a necessidade de reduzir urgentemente o risco de incêndios florestais é crítica. Devemos fazer as pazes com a natureza. Não podemos desistir”, escreveu o secretário-geral da ONU Antônio Guterrez observando a fumaça pela janela do seu gabinete em Nova York.
At our @UN Headquarters in New York, we can feel the deteriorating air quality as smoke from the wildfires in Canada moves south.
With global temperatures on the rise, the need to urgently reduce wildfire risk is critical.
We must make peace with nature. We cannot give up. pic.twitter.com/pm8HkNBwRN
— António Guterres (@antonioguterres) June 7, 2023
Hugh Hill, um advogado de 43 anos que passeava de máscara com seu cachorro no Central Park, disse que seus olhos e garganta estavam “ardendo” devido à névoa, cujo cheiro ele comparou ao de uma lareira.
Unbelievable sight in the sky of #NewYorkCity today! No filter needed, it's straight out of a Blade Runner, Dune, or Silent Hill movie scene. The colors and atmosphere-so surreal. #NYCSky #BladeRunnerVibes #DuneInspired #SilentHillFeels #TimesSquare pic.twitter.com/NPliT1mnLY
— Ann Meshcheri (@TsqPhoto) June 8, 2023
Times Square in Tuesday night's extreme smokey conditions at sunset in New York City #sunset #newyork #newyorkcity #nyc #smoke @agreatbigcity pic.twitter.com/Xqrb7B5MsB
— Gary Hershorn (@GaryHershorn) June 6, 2023
Times Square looks like the apocalypse right now. 🧟♀️🧟♂️
arf. pic.twitter.com/AFXumSypQT
— NephT (@NephT_Galilee) June 7, 2023
“Não sei se é psicológico ou físico, mas sei que há algum benefício em usar máscara. Obviamente, não vai prevenir tudo, mas preciso passear com o cachorro”, contou à AFP.
A densa nuvem de fumaça envolveu a Estátua da Liberdade e o horizonte de Manhattan. Devido à “visibilidade reduzida”, a Administração Federal de Aviação precisou diminuir o tráfego dos aeroportos da metrópole.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) por seu escritório de Nova York publicou uma impressionante animação do skyline de Manhattan se transformando com a fumaça laranja e a paisagem marciana.
Check out this almost unbelievable time-lapse of wildfire smoke consuming the World Trade Center and the New York City skyline.
Those vulnerable to poor air quality, including seniors and young children, should limit time outdoors if possible.
More: https://t.co/ChRuWv7X6E pic.twitter.com/mtKtLun8lN
— NWS New York NY (@NWSNewYorkNY) June 7, 2023
Todas as atividades ao ar livre nas escolas públicas nova-iorquinas foram suspensas e o prefeito Eric Adams pediu aos moradores que limitassem o tempo em ambientes externos apenas ao “absolutamente necessário”.
My goodness. Look at this thick haboob-like structure in the smoke moving through NE Pennsylvania. It's casting its own shadow as the sun begins to set: pic.twitter.com/PT9InWgeZr
— Ryan Stauffer (@ryans_wx) June 7, 2023
O monitor de poluição IQAir.com apontou que Nova York chegou a ter a pior qualidade do ar de qualquer grande cidade do mundo. Normalmente, fica fora das 3.000 piores em termos de poluição, de acordo com o site.
Please be advised❗️
Smoke conditions coming from Canada are affecting air qualities in New York City.
This picture was taken today.
Same location to a normal clear day of The Reservoir in Central Park. pic.twitter.com/h7kbdjwpru
— NYPD Central Park (@NYPDCentralPark) June 7, 2023
Aswin Vasan, comissário de saúde da cidade, disse que a cidade está experimentando sua pior qualidade do ar desde a década de 1960, enquanto a governadora do estado de NY, Kathy Hochul, estimou que a crise pode durar vários dias.
Smoke and haze from the wildfires ravaging swaths of Canadian forest have reached the eastern United States.
The D.C. area has Code Red air quality for the first time since 2011 that wasn't related to the Fourth of July and New York City officials warn ‘unprecedented’ smoke… pic.twitter.com/DhFL7a0tbs
— The Washington Post (@washingtonpost) June 7, 2023
Na capital dos Estados Unidos, a população também acordou nesta quarta com um cheiro forte e o céu nublado, apesar do tempo ensolarado.
As autoridades de Washington alertaram que a qualidade do ar estava “prejudicial para pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, adultos mais velhos, crianças e adolescentes”. Também cancelaram todas as atividades ao ar livre nas escolas.
Enquanto isso, na província de Quebec, no Canadá, agora o epicentro dos incêndios florestais que devastaram o país, mais de 11.000 habitantes já foram evacuados. Outros 4.000 devem ainda fugir, disse o primeiro-ministro de Quebec, François Legault.
Biden indicou no Twitter que mais de 600 bombeiros norte-americanos e outros funcionários, junto com equipamentos, foram enviados ao Canadá para ajudar a combater as chamas.
No plenário do Senado dos EUA, o líder da maioria democrata, Chuck Schumer, disse que a névoa era “um alerta da natureza de que temos muito trabalho a fazer para reverter a destruição das mudanças climáticas”.
Cientistas afirmam que o aumento das temperaturas eleva o risco de condições climáticas quentes e secas que frequentemente alimentam incêndios florestais.
From this view at the George Washington Bridge, you should be able to see the Hudson River and the NYC skyline. #smoke https://t.co/pLTmgqCmfX pic.twitter.com/qOQN8FURML
— Eyewitness News (@ABC7NY) June 8, 2023
As ligas femininas de futebol e basquete e de beisebol suspenderam os jogos agendados para a quarta-feira no nordeste dos Estados Unidos devido à fumaça proveniente dos incêndios florestais do Canadá.
A Major League Baseball adiou o jogo que os Yankees fariam em Nova York contra o Chicago Red Sox. O confronto foi transferido para esta quinta-feira, com as duas equipes se enfrentando em rodada dupla.
A liga também adiou o jogo na Filadélfia entre os anfitriões Phillies e o Detroit Tigers devido a problemas da qualidade do ar.
Usually it’s only my lights that change color. pic.twitter.com/Hiqu2AAdu7
— Empire State Building (@EmpireStateBldg) June 7, 2023
Is there life on Mars? pic.twitter.com/FZtNptEVID
— Empire State Building (@EmpireStateBldg) June 7, 2023
Outras competições esportivas adotaram medidas similares de precaução. Em Nova Jersey, o jogo que o Gotham FC deveria sediar contra o Orlando Pride na Women’s Soccer League (NWSL) foi adiado para 9 de agosto devido à preocupações com a qualidade do ar na região metropolitana de Nova York.
“A segurança de nossas jogadoras, funcionários e torcedores é nossa maior prioridade”, disse a NWSL em um comunicado. “Após consultar as operações da NWSL e a equipe médica, foi determinado que a partida não poderia ser disputada com segurança com base no índice de qualidade do ar previsto”.
As medidas de precaução afetaram até eventos a serem realizados em ambientes fechados, como o jogo que seria disputado entre o New York Liberty e o Minnesota Lynx, da liga feminina de basquete (WNBA).