Anúncios

Nova York e outras grandes cidades do Nordeste dos Estados Unidos foram cobertas durante a quarta-feira por uma pluma extremamente densa de fumaça originada de centenas de incêndios florestais no Canadá, sobretudo em Quebec.

Earth Cam

Nova York era a cidade com a pior qualidade do ar do mundo com índice IQAr perto de 400 em algumas estações de monitoramento da qualidade do ar, o que jamais havia sido observado por instrumentos antes na região.

Expressões como “apocalíptico”, “distópico” e “assustador” tomaram as redes sociais de jornalistas e meteorologistas norte-americanos, descrevendo a paisagem laranja marciana em Manhattan.

A fumaça já havia chegado na terça, mas piorou muito ao longo da quarta. Autoridades de saúde pediram à população para evitar sair às ruas, vedar as janelas e usar máscara.

Como os incêndios florestais seguem, dependendo de correntes de vento, mais fumaça pode atingir o território norte-americano. Em 2020, o céu ficou laranja em San Francisco por fogo na Califórnia, mas as imagens de ontem nunca tinham sido vistas na Costa Leste norte-americana.

Várias outras cidades da Costa Leste dos Estados Unidos emitiram alertas sobre a má qualidade do ar e milhares de canadenses tiveram que deixar suas casas.

As autoridades nova-iorquinas pediram aos moradores que evitassem atividades ao ar livre, conforme a fumaça avançava para o sul, encobrindo os famosos arranha-céus de Manhattan, atrasando voos e levando muitos a usarem máscaras.

Mais de 100 milhões de pessoas estão sob alertas de poluição do ar no nordeste dos Estados Unidos, de Chicago a Atlanta, de acordo com a agência de proteção ambiental americana (EPA, na sigla em inglês).

Nova-iorquino usa uma máscara facial para se proteger da fumaça dos incêndios florestais no Canadá que mergulhou Manhattan numa névoa laranja | ANGELA WEISS/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Trata-se de um “exemplo alarmante das maneiras pelas quais a crise climática está interferindo em nossas vidas”, informou a Casa Branca nesta quarta.

O presidente Joe Biden pediu aos americanos com saúde frágil que tomassem as devidas precauções para se proteger da poluição do ar, disse a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.

“Em nossa sede em Nova York, podemos sentir a deterioração da qualidade do ar à medida que a fumaça dos incêndios florestais no Canadá se move para o sul. Com o aumento das temperaturas globais, a necessidade de reduzir urgentemente o risco de incêndios florestais é crítica. Devemos fazer as pazes com a natureza. Não podemos desistir”, escreveu o secretário-geral da ONU Antônio Guterrez observando a fumaça pela janela do seu gabinete em Nova York.

Hugh Hill, um advogado de 43 anos que passeava de máscara com seu cachorro no Central Park, disse que seus olhos e garganta estavam “ardendo” devido à névoa, cujo cheiro ele comparou ao de uma lareira.

“Não sei se é psicológico ou físico, mas sei que há algum benefício em usar máscara. Obviamente, não vai prevenir tudo, mas preciso passear com o cachorro”, contou à AFP.

A densa nuvem de fumaça envolveu a Estátua da Liberdade e o horizonte de Manhattan. Devido à “visibilidade reduzida”, a Administração Federal de Aviação precisou diminuir o tráfego dos aeroportos da metrópole.

A névoa de fumaça dos incêndios florestais no Canadá diminui a visibilidade do Chrysler Building | DAVID DEE DELGADO/GETTY IMAGES/AFP/METSUL METEOROLOGIA

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS) por seu escritório de Nova York publicou uma impressionante animação do skyline de Manhattan se transformando com a fumaça laranja e a paisagem marciana.

Todas as atividades ao ar livre nas escolas públicas nova-iorquinas foram suspensas e o prefeito Eric Adams pediu aos moradores que limitassem o tempo em ambientes externos apenas ao “absolutamente necessário”.

O monitor de poluição IQAir.com apontou que Nova York chegou a ter a pior qualidade do ar de qualquer grande cidade do mundo. Normalmente, fica fora das 3.000 piores em termos de poluição, de acordo com o site.

Aswin Vasan, comissário de saúde da cidade, disse que a cidade está experimentando sua pior qualidade do ar desde a década de 1960, enquanto a governadora do estado de NY, Kathy Hochul, estimou que a crise pode durar vários dias.

Na capital dos Estados Unidos, a população também acordou nesta quarta com um cheiro forte e o céu nublado, apesar do tempo ensolarado.

As autoridades de Washington alertaram que a qualidade do ar estava “prejudicial para pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, adultos mais velhos, crianças e adolescentes”. Também cancelaram todas as atividades ao ar livre nas escolas.

Enquanto isso, na província de Quebec, no Canadá, agora o epicentro dos incêndios florestais que devastaram o país, mais de 11.000 habitantes já foram evacuados. Outros 4.000 devem ainda fugir, disse o primeiro-ministro de Quebec, François Legault.

EARTH CAM

Biden indicou no Twitter que mais de 600 bombeiros norte-americanos e outros funcionários, junto com equipamentos, foram enviados ao Canadá para ajudar a combater as chamas.

No plenário do Senado dos EUA, o líder da maioria democrata, Chuck Schumer, disse que a névoa era “um alerta da natureza de que temos muito trabalho a fazer para reverter a destruição das mudanças climáticas”.

Cientistas afirmam que o aumento das temperaturas eleva o risco de condições climáticas quentes e secas que frequentemente alimentam incêndios florestais.

As ligas femininas de futebol e basquete e de beisebol suspenderam os jogos agendados para a quarta-feira no nordeste dos Estados Unidos devido à fumaça proveniente dos incêndios florestais do Canadá.

A Major League Baseball adiou o jogo que os Yankees fariam em Nova York contra o Chicago Red Sox. O confronto foi transferido para esta quinta-feira, com as duas equipes se enfrentando em rodada dupla.

A liga também adiou o jogo na Filadélfia entre os anfitriões Phillies e o Detroit Tigers devido a problemas da qualidade do ar.

Outras competições esportivas adotaram medidas similares de precaução. Em Nova Jersey, o jogo que o Gotham FC deveria sediar contra o Orlando Pride na Women’s Soccer League (NWSL) foi adiado para 9 de agosto devido à preocupações com a qualidade do ar na região metropolitana de Nova York.

“A segurança de nossas jogadoras, funcionários e torcedores é nossa maior prioridade”, disse a NWSL em um comunicado. “Após consultar as operações da NWSL e a equipe médica, foi determinado que a partida não poderia ser disputada com segurança com base no índice de qualidade do ar previsto”.

As medidas de precaução afetaram até eventos a serem realizados em ambientes fechados, como o jogo que seria disputado entre o New York Liberty e o Minnesota Lynx, da liga feminina de basquete (WNBA).