Desde o mês de setembro o fenômeno La Nina tem influenciado as condições meteorológicas no Rio Grande do Sul e a MetSul Meteorologia vem enfatizando o potencial de frio tardio como conseqüência do resfriamento do Pacífico Equatorial.

No início da semana que vem, após um período de instabilidade, um sistema de alta pressão atmosférica irá avançar pelo território argentino com ar frio. 

Modelos projetam o impacto desta massa de ar frio a partir da terça (17) no Rio Grande do sul com redução das nuvens na maior parte das regiões e queda acentuada da temperatura. 

Na Serra do Sudeste, a temperatura poderá baixar de 10°C na terça com o frio alcançando até o Norte do Estado entre a quinta e a sexta-feira da próxima semana. Nos Campos de Cima da Serra gaúcho e no Planalto Sul Catarinense as mínimas poderão ficar ao redor de 5°C. 

A temperatura mínima  média normal para o mês de novembro nessa região é ao redor de 11°C.

Por enquanto, apesar do ar frio,  os modelos não indicam potencial de geada na região por provável presença de vento e nuvens. 

O frio tardio será sentido em diversos pontos do Estado, porém com menor intensidade e marcas de temperatura ao redor de 10 a 12°C, ou seja, em média em torno de 6°C abaixo do que é normal para esta época do ano. 

Além disso, com as noites e madrugadas mais curtas em relação ao período de luminosidade e com maior aquecimento à tarde, há expectativa de grande amplitude térmica no Oeste o que irá propiciar a presença do vento que tem sido marcante nesta primavera no território gaúcho.

No Leste gaúcho, com vento e nuvens que poderão trazer até chuva isolada por circulação marítima, as tardes serão bastante agradáveis.