Anúncios

O primeiro fim de semana da primavera teve cara de inverno no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil com noites muito frias para esta época do ano e tardes amenas, embora tenha aquecido mais ontem. Efeito da forte massa de ar frio que ingressou no último dia do inverno e trouxe uma histórica nevada com acumulação no Planalto Sul Catarinense nas primeiras horas da nova estação.

O sábado no estado gaúcho amanheceu com mínimas de -2,8ºC em São José dos Ausentes, -2,2ºC em Vacaria, -0,8ºC em Bom Jesus, -0,7ºC em Soledade e -0,6ºC em Getúlio Vargas. Na Grande Porto Alegre, Novo Hamburgo anotou mínima de 4,9ºC. Em Santa Catarina, a temperatura desceu a -5,9ºC. Hoje, tal como esperado, as mínimas se elevaram e São José dos Ausentes registrou 1,7ºC. Santa Catarina teve 1,8ºC em São Joaquim.

Vai demorar para a primavera se instalar com dias mais quentes no Sul do Brasil. A semana que começa terá instabilidade muito frequente e chuva volumosa no Paraná com marcas acima de 100 mm em diversos pontos e precipitação irregular no Rio Grande do Sul em poucos pontos do Sul no estado gaúcho. Chuva mais ampla é esperada na segunda metade da semana, quando deve chover com maiores acumulados no Rio Grande do Sul.

Embora esta segunda tenha marcas bastante agradáveis e acima do que se registrou nos últimos dias, a baixa pressão que provoca instabilidade neste início de semana traz ar frio que vai se manter durante a semana, o que vai garantir temperatura amena e abaixo da média desta época do ano.

Veja nos mapas do modelo meteorológico europeu das anomalias (desvio da média) previstas da temperatura em 850 hPa (nível de 1.500 metros de altitude) entre esta segunda (26) e o sábado (1/10) como a temperatura vai estar no predominantemente abaixo da média nesta semana.

Na segunda metade da semana, o ar frio se reforça sobre o Sul do país. A diferença é que não será ar tão frio quanto ingressou na quinta-feira e, por isso, as mínimas não são muito baixas. As máximas que serão bastante amenas e que não subirão muito em alguns dias pela presença de nebulosidade e chuva. Entre quinta e sexta, com chuva, por exemplo, as máximas da tarde devem ser baixas para esta época do ano.

À medida que o ar frio se reforça na segunda metade da semana, o período de temperatura mais amena e abaixo desta época do ano vai se prolongar até o começo de outubro. A eleição do próximo domingo, por exemplo, deve ter temperatura muito agradável com máxima em Porto Alegre, com base dos dados de hoje, de apenas 21ºC a 23ºC.