Anúncios

Nova massa de ar frio ingressa no Sul do Brasil entre hoje (29) e amanhã (30) e vai derrubar a temperatura, trazendo novamente o registro de marcas abaixo de zero e formação de geada. A MetSul Meteorologia projeta as menores mínimas em algumas cidades até agora neste ano, como na região de Porto Alegre.


No começo da semana, os modelos meteorológicos indicavam uma incursão de ar frio muito mais potente nesta virada de mês, mas mesmo não chegando com a força que era a indicada pelas simulações computadorizadas do último fim de semana será responsável por trazer muito frio e geada nas madrugadas do começo da semana.

Além disso, esta nova massa de ar frio no Sul do Brasil não deve ser tão seca como as últimas e ainda deve observar uma trajetória oceânica e não continental, o que fará com que o resfriamento seja maior no Leste gaúcho.

Nova massa de ar frio que ingressa entre hoje e amanhã têm trajetória mais oceânica como se vê no mapa de anomalia de temperatura em 1.500 metros do modelo canadense

Este sábado é ainda de temperatura agradável no Rio Grande do Sul após a instabilidade que trouxe muita chuva ontem para diversas regiões com acumulados de até 100 mm a 150 mm em alguns municípios. A massa de ar frio, entretanto, começa a ingressar gradualmente e, por isso, as mínimas deste sábado devem ocorrer à noite, no final do dia.

Nova massa de ar frio traz começo de domingo gelado

O domingo terá tempo mais aberto e um perfil mais seco da atmosfera com ar mais frio sobre o Rio Grande do Sul, o que vai garantir um resfriamento maior durante a madrugada. O efeito será um amanhecer de domingo muito frio em diversas regiões do Estado com possibilidade de marcas negativas em locais de maior altitude.

Porto Alegre pode ter mínima de 7ºC, mas grande número de municípios do interior gaúcho deverá amanhecer neste domingo com menos de 5ºC. Na Campanha e na fronteira com o Uruguai, as mínimas em alguns pontos devem ficar entre 0ºC e 2ºC.

Com frio mais intenso ao amanhecer neste domingo, a tendência é de formação de geada em diferentes pontos do território gaúcho. O mapa acima mostra a projeção de geada do modelo canadense, um dos modelos com prognósticos de geada para até 15 dias que estão disponíveis com exclusividade ao assinante na seção de mapas.

Pode gear no início do domingo, por exemplo, na fronteira com o Uruguai, na Campanha, Serra do Sudeste, em baixadas do Planalto e nos Aparados, dentre outras regiões.

Outro destaque deste domingo com a incursão de ar frio serão as máximas baixas. Mesmo com o sol a temperatura não se elevará muito. Em diversas localidades, a temperatura durante a tarde deve ficar ao redor ou abaixo dos 15ºC. Porto Alegre deve ter máxima entre 16ºC e 17ºC apenas mesmo com o tempo aberto.

Previsão do tempo de muito frio ainda no começo da segunda-feira

Em algumas cidades, caso de Porto Alegre, o frio mais intenso nesta incursão de ar polar não deve ocorrer neste domingo, mas na segunda-feira. A capital gaúcha pode ter a sua menor mínima até agora neste ano com marcas entre 4ºC e 5ºC nos pontos mais frios da cidade. Assim, é possível a ocorrência de geada de fraca intensidade em alguns bairros da Capital.


Já na região metropolitana o resfriamento será ainda maior em áreas rurais e cidades de vales, como na região do Sinos. As mínimas em alguns pontos no amanhecer da segunda-feira podem ficar entre 2ºC e 4ºC com registro de geada fraca a moderada que pode cobrir telhados e vegetação.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

No interior gaúcho, a segunda-feira pode começar com marcas negativas em algumas das estações meteorológicas de maior altitude. Grande parte do Estado mais uma vez deverá começar o dia com mínimas abaixo dos 5ºC e formação de geada na maioria das regiões gaúchas.

Anúncios