Anúncios

Geada ontem na região do Pico Monte Negro em São José dos Ausentes. Nova massa de ar frio vai trazer mais madrugadas de gelo na região dos Campos de Cima da Serra na segunda metade desta semana. | Alexandre Pereira

Nova massa de ar frio ingressa no Sul do Brasil nesta semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Será a terceira incursão de ar mais frio em apenas 15 dias e novamente vai proporcionar a formação de geada com prováveis marcas abaixo de zero.

“Mal estamos saindo de um episódio de frio e já teremos outro. E para a outra semana os modelos já indicam a possibilidade de mais uma massa de ar frio chegando. Claramente entramos em uma dinâmica de inverno com incursões de ar frio em sequência”, destaca o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall da MetSul.


Este fim de semana de Dia das Mães novamente teve madrugadas frias no Rio Grande do Sul. A temperatura mínima no Estado ontem ocorreu em em São José dos Ausentes com 0,3ºC negativo. Foi o quinto dia de 2021 com marcas negativas no território gaúcho e o segundo neste mês de maio. Neste domingo de Dia das Mães, Ausentes começou o dia com 0,7ºC.

Repetindo o padrão das últimas duas incursões frias, do final de abril e do começo deste mês, a nova massa de ar frio não chega a ser de forte intensidade. O que vai determinar as mínimas baixas e a geada será a atmosfera muito seca que vai se instalar durante a segunda metade desta semana após a passagem de uma frente fria que trará chuva.

Por isso, o frio mais intenso se limita ao período noturno enquanto as tardes são agradáveis com grande amplitude térmica. “Fosse uma forte massa de ar polar e teríamos tardes com temperatura baixa mesmo com sol e isso não vai ocorrer”, destaca Nachtigall.

Conforme o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, as madrugadas de quinta e sexta devem ser as mais frias desta semana no Rio Grande do Sul com possibilidade de marcas ao redor de 0ºC ou negativas nas áreas de maior altitude do Estado e, assim, mais frias. “O frio, contudo, deve seguir à noite no próximo fim de semana”, esclarece.


Em Porto Alegre e região metropolitana, as mínimas não devem ser muito diferente do que acaba de ser registrado neste evento de frio que está chegando ao fim. As mínimas na segunda metade da semana tendem a ficar ao redor de 9ºC no Jardim Botânico da Capital e entre 6ºC e 8ºC na área metropolitana e bairros mais periféricos de Porto Alegre.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios