O calor se instalou em Paris depois de um começo de Olimpíada chuvoso e vai ganhar muita força nesta terça-feira na capital francesa com marcas excessivamente elevadas que vão castigar o público e os atletas nas competições.
O calor intenso tende a perdurar até a quarta ou a quinta-feira com máximas acima dos 30ºC em muitos lugares. Considerando a umidade elevada, os índices de calor podem chegar perto de 40ºC no Sul da França.
O Meteo-France, o serviço meteorológico nacional, emitiu um alerta amarelo para Paris e a maior parte da França central, o que indica um período de calor de um a dois dias que pode ser perigoso para populações vulneráveis e aqueles que trabalham ao ar livre ou praticam atividade física. Partes do Sul da França estão sob um alerta laranja, emitido para calor intenso e perigoso que deve durar três dias.
O calor já estava sendo sentido na segunda-feira pelos jogadores de tênis nas quadras de saibro de Roland Garros, enquanto outros esportes se preparavam para os impactos na terça-feira.
“Os atletas que fizeram adaptações ao calor estarão bem preparados, mas ainda é um desafio. Além disso, parece estar um pouco úmido, o que é muito mais difícil de competir”, disse Geoff Burns, fisiologista do exercício do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos.
A previsão é que Paris atinja mais de 30ºC nesta terça com sensação térmica (índice de calor) ainda mais elevado. O pior ocorrerá do Centro para o Sul do território francês com sensação ao redor e acima dos 40ºC em algumas cidades que sediarão partidas de futebol olímpicas na terça-feira.
Para combater o calor, as autoridades estão distribuindo garrafas de água de um estoque de mais de 2,5 milhões que foram encomendadas em antecipação ao calor potencialmente perigoso durante os Jogos.
A falta de ar-condicionado no alojamento da Vila Olímpica levou os Estados Unidos e vários outros países a trazerem unidades de ar condicionado portáteis para garantir um ambiente de sono confortável para seus atletas.
Nessa segunda-feira, a temperatura chegou a 40,9°C em Grospierres e cinco outras estações marcaram mais de 40ºC nas mais altas temperaturas até agora neste ano na França. Fez ainda 39,4°C em Brive, 38,9°C em Figari e Auch, 38,8°C em Bordeaux, 38,7°C em Orange, 38,4°C em Bergerac e Muret e 38,3°C em Toulouse, Gourdon e Albi.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.