Anúncios

Nevoeiro costeiro se formou nesta quinta-feira no Litoral Sul do Rio Grande do Sul. A cobertura de nebulosidade baixa atingiu a orla do Litoral Sul gaúcho e chegou a pontos da Costa Doce, na Lagoa dos Patos, como na área de São Lourenço do Sul. No restante do Estado, o sol predomina com amplos períodos de céu claro na maioria das áreas do Estado.

O colaborador da MetSul Adilson Kems estava no fim da tarde entre a cidade de Pelotas e o município de Rio Grande. Ele registrou o avanço do nevoeiro costeiro vindo no horizonte em direção a Pelotas a partir da localidade portuária.


Nevoeiro costeiro avançando pelo Sul do Rio Grande do Sul no fim da tarde | Adilson Kems

O fenômeno do nevoeiro costeiro ocorre pelo avanço de ar mais quente sobre o oceano. Como as águas estão mais frias, o avanço de ar quente sobre a parcela de ar mais fria imediatamente sobre as águas acaba por gerar o nevoeiro. Hoje, Poe exemplo, a máxima no Noroeste do Rio Grande do Sul chegou a 28ºC e a Grande Porto Alegre teve 24ºC.

É uma ocorrência que não foge ao normal e se dá principalmente nos meses mais frios do ano, quando as águas na costa estão mais frias, e há ingresso de ar mais quente no território gaúcho com vento Oeste ou de Noroeste. A forte massa de ar polar da última semana deixou as águas mais frias na costa gaúcha. Eventualmente, o fenômeno pode se dar em outras época do ano.

O fenômeno era muito visível nas imagens de satélite da tarde de hoje.Muitas nuvens baixas cobriam o mar e a orla do Litoral Sul gaúcho e ainda a parte Sul da região da Lagoa dos Patos na Costa Doce.

Nevoeiro costeiro no Sul gaúcho nas imagens de satélite da tarde de hoje | Zoom Earth

Espera-se mais uma vez nevoeiro costeiro nesta sexta-feira com o avanço de ar mais quente sobre as águas frias da costa e que deve se estender pelo Litoral Sul, parte do Sul gaúcho e a Lagoa dos Patos, podendo eventualmente até alcançar a área de Porto Alegre mais tarde no dia, sobretudo em bairros mais ao Sul da cidade. Em alguns pontos do Sul e do Leste gaúcho, com as nuvens, a nebulosidade baixa poderá provocar até garoa.

O mapa acima mostra a projeção de visibilidade para sexta à noite, quando se espera o nevoeiro costeiro e as nuvens baixas alcancem mais pontos, aproximando-se de Porto Alegre.


A projeção do modelo WRF da MetSul é que a nebulosidade baixa persista durante todo o dia ou grande parte do dia no Sul gaúcho.

Anúncios