Anúncios

Efeito cebola exige roupas mais pesadas cedo da manhã e vestuário diferente e mais leve no período da tarde | Fernando Oliveira

Certamente você já ouviu falar de efeito cebola. A pessoa sai cedo da manhã para a rua com várias peças de roupa e à medida que a temperatura vai subindo durante o dia vai retirando os agasalhos. Como uma cebola sendo descascada. 

Uma consequência direta do que se denomina de amplitude térmica e que nestes dias tem sido elevada não apenas no Rio Grande do Sul como em outras partes do Brasil. 


A grande variação térmica entre a noite e o dia com elevada diferença de valores entre as temperaturas mínima e máxima do dia decorre de uma grande massa de ar seco e de alta pressão atmosférica que cobre uma extensa área do Centro e do Sul do território brasileiro. 

Em vários estados, o frio se faz presente durante a noite e as marcas durante a tarde são agradáveis ou até altas com calor. É o mesmo princípio do clima de deserto em que o ar seco faz com que as noites sejam frias em regiões desérticas enquanto as tardes são quentes. 

No Atacama, a título de exemplo, em muitos meses do ano é impossível estar ao ar livre durante a noite sem casaco ao passo que à tarde uma camisa de manga curta é a indumentária ideal.

Hoje, no Rio Grande do Sul, muitas cidades voltaram a ter frio na madrugada e ao amanhecer com temperatura agradável ou mesmo alta para julho no período da tarde. Santa Rosa, por exemplo, teve mínima de 6ºC no frio amanhecer, mas máxima de 28ºC na quente tarde. Em Soledade, mínima de 3,7ºC e à tarde a mesma estação marcou 21,4ºC.


A área metropolitana também teve uma madrugada fria e uma tarde agradável hoje. Campo Bom registrou mínima de 9,3ºC e uma máxima de 24ºC. Porto Alegre variou entre 11,6°C e 23,2°C no Inmet.

A previsão é que ao menos até a metade da semana que vem persista este padrão de noites frias e tardes mais quentes. O começo da semana que vem, inclusive, deve ter máximas ainda mais altas e não se descarta que em alguns pontos do Estado as máximas se aproximem da marca de 30ºC em pleno mês de julho.

Anúncios