Anúncios

A Sierra de la Ventana ficou coberta de nesta quinta-feira com o tempo instável e muito frio que assola a região do Sul da província de Buenos Aires. A paisagem nevada encantou os moradores na região em inverno até agora seco na província e que teve o julho com menos chuva até hoje na capital argentina.

Fotos da neve na Argentina

SIERRAS DE LA VENTANA/DIVULGAÇÃO

A Serra está localizada no distrito de Tornquist, a Sudoeste da província de Buenos Aires (Argentina). As montanhas têm 195 km de Noroeste a Sudoeste, sendo as mais altas da Província de Buenos Aires. Os cumes mais importantes Cura Malal Chico (1000 m acima do nível do mar), Cura Malal Grande (1037 m acima do nível do mar), Napostá Grande (1108 m), Cerro Ventana (1134 m), Destierro Primero (1172 m) e o mais alto da província de Buenos Aires: o morro Três Picos (1239 m acima do nível do mar).

A neve começou a cair misturada à chuva ainda na noite da quarta-feira na região, mas com o passar das horas a precipitação passou a ser somente de neve e com acumulação em diversos pontos da região.

Diferentemente de outras vezes e para o encantamento de moradores e turistas, a neve nas últimas horas não se limitou aos picos e caiu também em cotas mais baixas de altitude, nos desfiladeiros e no denominado miradouro.

A moradora Nancy Coronel da Estância Funke fotografou a cadeia de morros coberta de neve nesta quinta-feira com postais de inverno que estão entre os mais bonitos dos últimos anos na região pela maior acumulação de neve desta vez.

NANCY CORONEL

As autoridades da Argentina pedem aos motoristas que dirijam com cautela na Ruta 76, principalmente nas áreas em que houve precipitação de gelo e neve, pelo risco alto de acidentes nas pistas congeladas.

O mesmo sistema responsável pela neve no Sudoeste da província de Buenos Aires, uma baixa segregada em níveis baixos e médios da atmosfera, uma verdadeira bolhar de ar gelado, avança para o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira.

Os mais recentes dados dos modelos numéricos não oferecem um cenário muito favorável à ocorrência de neve. A atmosfera estará suficientemente fria para nevar nos pontos mais altos do estado e do Planalto Sul Catarinense, porém a dúvida é se haverá instabilidade suficiente com a baixa pressão segregada que vai avançar em níveis médios da atmosfera pelo Leste gaúcho.

Assim, a chance de nevar não é alta. E, se ocorrer, tende a ser isolada. As áreas com alguma chance do fenômeno se concentram nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Suk e no Planalto Sul Catarinense, principalmente em cotas acima de 1000 m de altitude até o começo do sábado. Pode ainda ocorrer chuva ou chuvisco congelado nas mesmas regiões e nos cerros do Sul gaúcho.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.