Uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura no final desta semana no Sul, Sudeste, Centro-Oeste e mesmo em algumas áreas do Norte do Brasil com perspectiva de geada em vários estados e possibilidade que não se descarta de ocorrência de chuva congelada e/ou neve nas áreas de maior altitude da Região Sul.
Os mapas acima do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) mostram as anomalias de temperatura (desvio da média) no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude), usadas para avaliar o quão quente ou fria é uma massa de ar, entre hoje e o fim de semana.
Como se observa, a massa de ar frio vai alcançar grande parte do Centro-Sul do Brasil com queda de temperatura em estados do Sul, Centro-Oeste e o Sudeste. O ingresso do ar frio já se dá hoje em parte do Sul e do Centro-Oeste e a influência da massa de ar se expande entre amanhã e sábado.
Embora não seja tão intensa quanto as massas de ar frio do fim de junho e da primeira metade de julho, esta incursão de ar frio de agora terá uma abrangência maior no território brasileiro e com temperaturas mais baixas no Centro do país do que nos eventos de um mês atrás.
Trata-se de uma incursão de ar frio de trajetória continental, ou seja, que avança pelo interior do continente. Por isso, espera-se resfriamento em áreas que têm sofrido com intenso calor no Centro-Oeste, como no Mato Grosso, e mesmo no Norte do Brasil com friagem.
Uma área de baixa pressão na costa do Rio Grande do Sul vai favorecer que o ar frio consiga avançar mais e com maior intensidade desta vez pelo interior do continente a ponto de alcançar vários estados. A presença da baixa pressão favorecerá ainda ar mais seco com o frio no Centro-Oeste e no Sudeste, proporcionando tanto mínimas baixas como geada.
Fim de semana terá madrugadas frias
Embora o frio avance rapidamente entre hoje e amanhã, as madrugadas mais frias vão ocorrer no fim de semana. Marcas de um dígito são esperadas nas três capitais do Sul, em Campo Grande e na cidade de São Paulo.
Em Campo Grande, o amanhecer mais frio será a do sábado com até 7ºC. Na cidade de São Paulo, a do domingo com até 3ºC a 5ºC no Mirante de Santana, mas marcas mais baixas em pontos mais ao Sul da cidade. Em Porto Alegre, o domingo pode começar com 6ºC ou 7ºC no Jardim Botânico.
Marcas negativas devem ser esperadas nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, em particular nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, Planalto de Palmas do Parabá, e no Planalto Sul Catarinense. Marcas abaixo de zero ainda devem ocorrer na Mantiqueira entre São Paulo, Sul de Minas Gerais e o Rio de Janeiro. Grande parte dos municípios gaúchos e catarinenses deve ter mínimas ao redor ou abaixo de 5ºC.
Geada em vários estados
Esta massa de ar frio vai trazer o evento de geada mais abrangente até agora no ano no Centro-Sul do Brasil. Os mapas abaixo mostram as projeções de geada para sábado e domingo ao amanhecer com base em dados do modelo meteorológico canadense.
Como se observa, a geada deve atingir muitas áreas do Sul do Brasil e pode se formar ainda em diferentes pontos do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Espera-se geada ainda de forma isolada nas áreas de maior altitude do Rio de Janeiro e do Sul de Minas Gerais. Mesmo de forma localizada e fraca não se afasta o fenômeno até no Sul de Goiás e no Triângulo Mineiro.
Vai nevar?
Esta é a parte mais difícil do prognóstico. Neve é fenômeno de difícil previsão no mundo inteiro e aqui ainda mais porque se trata de uma zona em que o fenômeno é pouco frequente. A neve pressupõe condições favoráveis tanto de temperatura como de precipitação e não basta fazer frio em superfície, mas também no perfil vertical da atmosfera até o seu ponto de formação.
Modelos desde o fim da semana passada indicam a possibilidade de neve no Sul do Brasil, mas nas saídas dos últimos dois dias reduziram a chance. Modelos canadense, por exemplo, que por muitos dias apontou a chance de nevar, nas duas últimas rodadas deixou de indicar. Há algumas simulações ainda apontando, caso do modelo WRF.
A atmosfera estará suficientemente fria para que neve, mas os dados indicam escassa precipitação. Uma baixa fria segregada, como uma bolha de ar muito frio em altitude, vai avançar pelo Leste gaúcho entre sexta e o começo do sábado. Trará nuvens e muito frio, e talvez precipitação fraca em alguns pontos.
Assim, mesmo a chance não sendo muito alta, não se pode descartar a ocorrência de neve nas áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul, em particular nos Campos de Cima da Serra, e no Planalto Sul Catarinense, principalmente em cotas acima de 1000 m de altitude, nesta sexta e no começo do sábado. Pode ainda ocorrer chuva ou chuvisco congelado em cotas mais baixas de altitude das mesmas regiões e nos cerros do Sul do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.