Tempo amanhã terá uma massa de ar frio de origem polar que cobre o Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e proporciona um dia invernal de temperatura baixa para os gaúchos. O vento aumentará a sensação de frio em diversas cidades e ganha força durante o dia no estado.
O que vai ocorrer com o tempo amanhã? Uma área de baixa pressão em níveis médios da atmosfera, uma baixa fria ou baixa segregada no jargão da Meteorologia, se desloca para o estado com seu centro passando pelo Sul gaúcho.
Ar muito frio em altitude e nebulosidade acompanham a baixa segregada, fenômeno que também vai favorecer a ocorrência de vento e aumentar a percepção de frio durante esta sexta-feira.
O dia será todo frio na maior parte das cidades com temperaturas baixas mesmo durante a tarde. As máximas na maioria dos municípios do Rio Grande do Sul devem ficar entre 10ºC e 13ºC, mas devem permanecer o dia inteiro abaixo de 10ºC na Serra Gaúcha. À medida que o ar polar avança, em muitos locais as mínimas ocorrem no fim do dia.
O estado terá uma sexta de muitas nuvens pela influência de baixa segregada. Em pontos do Sul e do Leste do estado deve até garoar ou chover fraco. Apesar disso, o sol aparece com nuvens em diversos pontos da geografia gaúcha.
O tempo amanhã ainda reserva vento que se intensifica em grande parte do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira com velocidade de 30 km/h a 50 km/h na grande maioria das localidades à medida que ar mais frio ingressa.
No Sul e no Leste do estado, entretanto, pela maior proximidade do oceano e do centro do sistema, a tendência é que vente mais. A previsão da MetSul Meteorologia indica rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 70 km/h no Sul e no Leste do estado na sexta. Em setores da costa e da região da Lagoa dos Patos, o vento tende a ser mais forte com rajadas que podem passar de 70 km/h.
Em Porto Alegre e no Sul da área metropolitana, a tendência é que o vento fique, em média, entre 50 km/h e 60 km/h com rajadas mais fortes localizadas por efeito de topografia (prédios e morros).
Os mais recentes dados dos modelos numéricos não oferecem um cenário muito favorável à ocorrência de neve. A atmosfera estará suficientemente fria para nevar nos pontos mais altos do estado e do Planalto Sul Catarinense, porém a dúvida é se haverá instabilidade suficiente com a baixa pressão segregada que vai avançar em níveis médios da atmosfera pelo Leste gaúcho.
Assim, a chance de nevar é baixa. E, se ocorrer, tende a ser isolada. As áreas com alguma chance do fenômeno se concentram nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Suk e no Planalto Sul Catarinense, principalmente em cotas acima de 1000 m de altitude até o começo do sábado. Pode ainda ocorrer chuva ou chuvisco congelado nas mesmas regiões e nos cerros do Sul do estado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.