Frio extremo, visibilidade quase nula, taxas de neve impressionantes e acumulados de neve raramente vistos em anos recentes é a previsão para áreas do Nordeste dos Estados Unidos neste fim de semana com um ciclone bomba na costa | STEPHEN MATUREN/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP/METSUL METEOROLOGIA

Uma grande tempestade de inverno de intensidade descrita como de intensidade “incomum” por meteorologistas norte-americano está prestes a atingir partes do Meio-Atlântico e do Nordeste dos Estados Unidos com neve extrema, condições de nevasca com quase total redução de visibilidade (blizzard) para alguns, ventos com força de furacão e taxas extremas de queda de neve.

A previsão é que locais mais a Leste, próximos da costa, na Nova Inglaterra, sejam os mais atingidos com meio metro a um metro de neve de acumulação. Muitos voos já foram cancelados na região. Cidades como Boston e Providence podem ter um evento “memorável” de neve, dizem os meteorologistas do Washington Post. Vários distritos escolares cancelaram as aulas preventivamente para o início da próxima semana. Com a tempestade chegando, estado de emergência foi declarado na Virgínia, Maryland, Nova Jersey e Nova York.

Alertas de tempestades de inverno foram emitidos do Nordeste da Carolina do Norte até a fronteira com o Canadá com a maciça nevasca tornando viagens impossíveis e causando inúmeros transtornos, além de generalizados. Os avisos de nevasca (blizzard) – os primeiros a serem emitidos desde 2018 no Nordeste dos Estados Unidos – alcançam o Leste de Massachusetts, o litoral do Maine e o litoral de New Hampshire. São válidos ainda ao longo da costa de Nova Jersey.

“As viagens devem ser restritas apenas a emergências”, escreveu o Serviço Nacional de Meteorologia em Boston, alertando sobre as condições de quase total ausência de visibilidade em meio à neve. “Se você precisar viajar, tenha um kit de sobrevivência de inverno com você. Se você ficar atolado, fique com seu veículo”, advertiu o NWS. Ao todo, cerca de 75 milhões de pessoas estão sob alertas de nevascas e de tempestade de inverno.

A tempestade se intensificará explosivamente neste sábado à medida que passar ao largo do Sul da Nova Inglaterra com intensificação imensa e muito acima dos patamares mínimos necessários para classificá-la como um “ciclone bomba” que é queda de pressão de ao menos 24 hpa em um intervalo de 24h. Será um dos mais poderosos ciclones bomba (Nor´easter) na costa Nordeste dos Estados Unidos em anos.

Inundações costeiras também são esperadas, inclusive em Massachusetts, onde as autoridades emitiram uma ordem de evacuação voluntária para proprietários vulneráveis ​​na costa. As temperaturas cairão violentamente, trazendo condições de frio extremo perigosas.

O ar frio deve chegar ao Sul, ao Caribe, com as menores temperaturas em anos neste fim de semana no estado da Flórida que deve ter marcas ao redor de 0ºC ou negativas na maioria das suas cidades. Miami pode ter sua temperatura mais baixa em 11 anos no domingo. Há grande preocupação com a fruticultura com a geada prevista e as perdas na cultura de laranja podem ser expressivas.

“É provável que essas temperaturas frias atordoem e imobilizem as iguanas, fazendo com que elas percam o controle enquanto dormem seguras nas árvores”, escreveu James Stroud, pesquisador de pós-doutorado na Universidade de Washington. Os animais de sangue frio normalmente podem suportar temperaturas de até 10ºC. Em temperaturas mais baixas, seus corpos ficam adormecidos, embora as funções críticas da vida continuem operando.