O fim da poderosa, prolongada e histórica onda de calor não veio apenas com uma acentuada queda da temperatura e o tão aguardado alívio após quinze dias seguidos em que as máximas superaram os 40ºC. O ingresso do ar mais frio proporcionou também uma queda drástica na demanda de energia no Sul do Brasil.

De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS) apurados pela MetSul Meteorologia, a carga no subsistema Sul do Sistema Integrado Nacional às 15h da terça-feira era de 18.679,7 MW. Hoje, no mesmo horário, a carga era de 14.225,1 MW.

Com o fim da onda de calor e o ingresso da massa de ar mais frio, o que levou a muito menor uso de aparelhos de ar-condicionado durante o período da tarde, a hora mais quente do dia, a demanda de energia nos três estados do Sul do Brasil caiu 4.254 MW de terça para esta sexta-feira ou cerca de 23%.

A temperatura às 15h de terça nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) era de 36,1ºC em Porto Alegre, 39,4ºC em São Luiz Gonzaga, 31ºC em Florianópolis, 37,7ºC em Foz do Iguaçu e 30,8ºC em Curitiba. Hoje, no mesmo horário, fazia 24,7ºC em Porto Alegre, 31,0ºC em São Luiz Gonzaga, 20,1ºC em Florianópolis, 28,0ºC em Foz do Iguaçu e 17,4ºC em Curitiba.

A temperatura abaixo da média na maior parte do Sul do Brasil hoje decorre de uma massa de ar frio de trajetória oceânica que ontem ingressou na região. Com o perfil mais seco na atmosfera e a menor cobertura de nuvens esperados para o fim de semana, a tendência é que o resfriamento no período noturno seja mais acentuado, o que vai levar às mínimas baixas para esta época do ano.

O gostinho do frio já se fez sentir nesta sexta-feira que teve mínimas muito inferiores ao que vinha se registrando antes da radical mudança de temperatura observada durante a quinta-feira. Os termômetros indicaram no começo desta sexta-feira mínimas de 11,2ºC em Canela (Caracol), 11,7ºC em São José dos Ausentes, 12,2ºC em Caxias do Sul e Bom Jesus, 12,8ºC em São Francisco de Paula e Cambará do Sul, 13,2ºC em Gramado e Herval, 13,3ºC em Vacaria e 13,6ºC em Antonio Prado.

Cidades como Bagé, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Santiago, Soledade, Capão do Leão, Ilópolis, Lavras do Sul, Farroupilha, Bento Gonçalves, Morro Reuter, Veranópolis, Garibaldi e Cotiporã, dentre outras, anotaram marcas abaixo dos 15ºC hoje cedo. Em Porto Alegre, a mínima foi de 18,4ºC nesta sexta-feira.

A temperatura baixa se limita essencialmente ao período noturno e ao amanhecer, como é o normal nesta época do ano. Com o nascer do sol, as marcas nos termômetros rapidamente se elevam e as tardes são agradáveis. Na Fronteira Oeste e no Noroeste, onde a influência do ar frio é menor, as tardes têm até um pouco de calor. (Com foto de capa de Douglas Becker)