Anúncios

Neve cobriu a paisagem de branco e encantou os turistas em pleno janeiro na província de Neuquén que dias atrás tinha tardes com mais de 40ºC e noites de 30ºC em algumas cidades | Turismo Neuquén/Divulgação

Dias depois de ter registrado temperatura de até 44ºC em San Antonio Oeste e enquanto o calor prossegue com marcas de até 45ºC no Norte e no Nordeste da Argentina, a região da Patagônia teve hoje uma nevada em pleno mês de janeiro.

Nevar nesta época do ano em áreas mais ao Sul da Argentina até não é incomum, mas que neve dias após a região ter tido marcas históricas de calor e ainda durante uma poderosa onda de calor no Norte do país não deixa de chamar a atenção.


A neve foi resultado da passagem de uma frente fria que trouxe instabilidade e do ingresso na retaguarda do sistema frontal de uma massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano, mas que não vai chegar ao Sul do Brasil e ficará bloqueada pela poderosa massa de ar quente, o que resultará em chuva extrema entre Buenos Aires, o Uruguai e área mais ao Sul do Rio Grande do Sul.


A neve atingiu os pontos mais altos da região patagônica como de Bariloche e San Martin de los Andes. Nesta segunda-feira, minutos depois do meio-dia, começaram os flocos no Cerro Chapelco e na Ruta de los Siete Lagos. Já à tarde o morro começou a receber uma forte nevasca que turistas e moradores desfrutaram e aproveitaram para fotografar e filmar. Veja os vídeos da neve de hoje no Sul da Argentina.

No Norte de Neuquén também houve registro de queda de neve. Em Caviahue, Copahue, Villa Pehuenia, Moquehue e alguns setores altos da cordilheira de Neuquén, enquanto a chuva esteve presente no Alto Valle e no centro da província, com notável queda de temperatura.

A entrada de ar frio e úmido provoca chuva nas montanhas, nos vales e na costa na parte austral da Argentina. A previsão é de dias com temperatura outonal. Somente no fim de semana é que se espera haja maior aquecimento na região.

As mínimas hoje na Argentina chegaram a -2,0ºC em Bariloche, -1,8ºC em Rio Grande, 0,5ºC em El Calafate, 0,9ºC em Rio Gallegos, 0,7ºC em El Bolsón e 0,4ºC em Esquel. Por outro lado, as máximas bateram em 45,0ºC em Rivadavia, 43,7ºC em Resistencia, 43,5ºC em Las Lomitas, 42,3ºC em Corriente, 42,1ºC em Formosa, e 42,0ºC em Oran.

Anúncios