Anúncios

Rio Grande do Sul teve mais um dia de calor extremo em algumas regiões enquanto no Sul do Estado (foto de São José do Norte) nuvens e chuva aliviaram o calor | William Santos

O Rio Grande do Sul teve hoje o sexto dia seguido em que as máximas superaram os 40ºC em uma onda de calor histórica, intensa, prolongada e que produz recordes de décadas e até de um século de temperaturas máximas. As maiores máximas desta vez ocorreram na Metade Norte.

O calor cedeu com nuvens e chuva em pontos do Oeste e do Sul que há vários dias sofriam com calor de 40ºC e muitos incêndios em vegetação. O Instituto Nacional de Meteorologia mediu hoje 40,2ºC em Teutônia, 39,1ºC em São Luiz Gonzaga, 38,5ºC em Tupanciretã, 38,2ºC em Campo Bom, 37,9ºC em Ibirubá, 37,8ºC em Santo Augusto, 37,5ºC em Cruz Alta e Frederico Wetsphalen, e 37,3ºC em Santiago. Em Porto Alegre, que no domingo teve 40,3ºC, uma das raras vezes em que a Capital teve oficialmente mais de 40ºC em 112 anos de dados, a máxima desta segunda foi de 36,4ºC.


Já estações automáticas particulares registraram 42,8ºC em Porto Xavier, 42,5ºC em Santa Rosa, 41,1ºC em Alpestre, 40,0ºC em Santo Ângelo, 39,8ºC em Lajedo e Teutônia, 39,4ºC em Feliz, 38,8ºC em Cerro Largo, 38,4ºC em Westfália e Espumoso, 36,8ºC em Parobé, e 36,3ºC em São Leopoldo. Estações da Secretaria da Agricultura apontaram 40,4ºC em Porto Vera Cruz, 39,9ºC em São Borja e 38,8ºC em Bossoroca.

O calor foi intenso em cidades da Serra. Conforme o Inmet, 37,3ºC em Serafina Correa e 36,2ºC em Bento Gonçalves. Estações particulares, por sua vez, apontaram 38,3ºC em Farroupilha (vale), 35,7ºC em Caxias do Sul e 34,0ºC em Gramado.


Previsão de muito calor no Noroeste e no Norte gaúcho

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul em mais um dia de muito calor em algumas regiões. Maior presença de nuvens reduz as marcas nos termômetros no Centro, Oeste e Sul do Estado, inclusive na Grande Porto Alegre, mas o Noroeste e o Norte gaúcho vão seguir com calor intenso.

O Noroeste deve ter uma tarde de máximas muito acima do normal e incomuns mesmo para região acostumada ao calor nesta época com valores de 41ºC a 43ºC. Na região de Passo Fundo, Frederico Westphalen e Erechim faz até 37ºC a 38ºC com marcas em alguns municípios ao redor de 40ºC. Máximas de 40ºC a 42ºC devem ser esperadas no Médio Uruguai. No outro lado da divisa estadual, o Oeste catarinense terá 40ºC a 42ºC e Chapecó pode ir a 38ºC.

Pancadas de chuva isolada atingem desde de manhã cidades do Oeste e do Sul, e da tarde para a noite setores localizados de outras regiões. Segue o risco de temporais isolados que podem ser fortes e com danos por vento. Na Grande Porto Alegre, o risco de vendaval diminui com a menor temperatura, mas no Sul e no Norte do Estado aumenta a chance de tempestades fortes a severas isoladas.

Calor vai longe

O Noroeste gaúcho será a região mais castigada pelo calor com chuva escassa e máximas extremas entre 41ºC e 44ºC até o próximo fim de semana e o começo da semana que vem, logo o Rio Grande do Sul pode ter quase uma quinzena inteira de dias seguidos com mais de 40ºC.

Na Grande Porto Alegre, o calor cede nesta terça com mais nuvens e instabilidade, e volta a aumentar durante a quarta com previsão de se intensificar muito na sexta e no fim de semana com máximas de 40ºC a 42ºC. No Oeste, esquenta demais no final da semana e no fim de semana próximo com máximas novamente acima dos 40ºC, o que vai trazer ainda mais incêndios no campo e tornar a situação crítica em alguns municípios.

Anúncios