Anúncios

 

Depois da Europa e dos Estados Unidos, uma tempestade de neve atinge agora vários países do Oriente Médio com paisagens brancas nos desertos e transtornos para a população local. 


A nevasca atinge áreas da Síria, Líbano e Israel desde terça-feira, bloqueando estradas e afetando a rotina das cidades. A neve bloqueou algumas estradas na Síria, incluindo na capital Damasco.

Caiu neve de até 15 cm na área de Um Houran em Dahir al-Jabal, fazendo com que muitas estradas nas regiões montanhosas se tornassem intransitáveis.

Ventos fortes de até 100 km/h foram registrados no Líbano na terça-feira, seguidos de fortes chuvas e neve ontem. 

A tempestade deve se intensificar hoje com previsão de  a neve cobrir áreas em altitudes tão baixas quanto 400 metros.

ISRAEL E PALESTINA 

A neve cai com força também em Israel com um manto branco em Jerusalém depois de anos, oferecendo paisagens deslumbrantes na Cidade Antiga que abriga o Muro das Lamentações, a mesquita de Al-Aqsa e a igreja do Santo Sepulcro. 

Israelenses e palestinos saíram às ruas para fotografar os sítios históricos e religiosos em Jerusalém e na vizinha Belém nevados assim como para brincar na neve. 

A neve começou a cair em Jerusalém, em Israel, na tarde de ontem e já durante a noite de terça-feira nas Colinas de Golã, perto da fronteira com a Síria. Até 10 cm de neve são esperados em Jerusalém.

ARÁBIA SAUDITA

Moradores e visitantes até dos Emirados Árabes Unidos começaram a se aglomerar na cidade de Tabuk, no Noroeste da Arábia Saudita, na madrugada desta quinta-feira com a chegada da neve e a previsão de muito mais neve para o fim de semana.

As autoridades da Arábia Saudita têm emitido alertas meteorológicos para várias regiões do país, avisando que algumas regiões devem enfrentar fortes tempestades acompanhadas por fortes chuvas e rajadas de vento. 

A defesa civil alertou sobre tempestades com condições climáticas extremas que afetariam a capital da Arábia Saudita, Riad, Meca, Medina, a Província Oriental, Qassim, Tabuk, Hail, a província da Fronteira Norte, Asir, al-Baha, Jazan, Najran e Jawf


A neve já cobriu partes das cidades do Norte do país no início do mês passado. A última vez que a Arábia Saudita sofreu tanta queda de neve foi em 2018. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Falando das montanhas Alqan na região de Tabuk, o correspondente da Al Arabiya, Sultan al-Solami, entrevistou vários residentes da cidade, bem como convidados especiais que dirigiram desde os Emirados Árabes Unidos para fotografar a primeira nevasca.

Anúncios