Depois da Europa e dos Estados Unidos, uma tempestade de neve atinge agora vários países do Oriente Médio com paisagens brancas nos desertos e transtornos para a população local.
A nevasca atinge áreas da Síria, Líbano e Israel desde terça-feira, bloqueando estradas e afetando a rotina das cidades. A neve bloqueou algumas estradas na Síria, incluindo na capital Damasco.
The #Damascus–#Beirut highway today on the #Syria n side amid a #snow storm in the region #weather #Lebanon طريق #دمشق #بيروت اليوم #لبنان #سوريا pic.twitter.com/AcOT7O2eWc
— Bassem Mroue باسم مروه (@bmroue) February 17, 2021
Caiu neve de até 15 cm na área de Um Houran em Dahir al-Jabal, fazendo com que muitas estradas nas regiões montanhosas se tornassem intransitáveis.
?حاليا عاصفة ثلجية تضرب المدن والقرى في جبل #لبنان.على ارتفاع 1000 متر…
هذا الفيديو أخذ نن منزلنا قبل قليل في #بحمدون والثلج ينهمر بقوة وقد غطى الجبال والمرتفعات والحديقة والتراس…
والحرارة دون الصفر…..❄️ ⛄️
Our villa in #Bahmdoun #Lebanon today under snow storm pic.twitter.com/2Mt2fGhray— عبدالله الشايجي (@docshayji) February 17, 2021
Ventos fortes de até 100 km/h foram registrados no Líbano na terça-feira, seguidos de fortes chuvas e neve ontem.
A tempestade deve se intensificar hoje com previsão de a neve cobrir áreas em altitudes tão baixas quanto 400 metros.
ISRAEL E PALESTINA
A neve cai com força também em Israel com um manto branco em Jerusalém depois de anos, oferecendo paisagens deslumbrantes na Cidade Antiga que abriga o Muro das Lamentações, a mesquita de Al-Aqsa e a igreja do Santo Sepulcro.
We smell snow ❄️
? Nadav Elimelech pic.twitter.com/GwFJ6tSE9q
— Israel ישראל (@Israel) February 17, 2021
#Jerusalem and northern #Israel dress in white with the arrival of #snow https://t.co/whikpoNL8k #winter #westernwall pic.twitter.com/KQj6ucPCUq
— Agencia AJN (@AgenciaAJN) February 17, 2021
Walls of snow.@AFP photographer Ahmad Gharabli captures heavy snowfall at the Damascus Gate in Jerusalem's Old City pic.twitter.com/APt0V4kzqv
— AFP News Agency (@AFP) February 18, 2021
Snow falls on Jerusalem for the first time in years! ?❄️
pic.twitter.com/vYyExOokqY— Xavi Ruiz (@xruiztru) February 17, 2021
WATCH: Snow at the Western Wall in #Jerusalem. Beautiful. ⛄️ ❄️ pic.twitter.com/F2zVI6XzaO
— StandWithUs (@StandWithUs) February 17, 2021
ع السريع يلا يلا ع اليوتيوب احضروا الفيديو كامل ♥️♥️
واحكولي شو رأيكم ♥️♥️https://t.co/bFd2Y1NRPk#SalhZighari pic.twitter.com/V1FMAwJjzG
— Saleh Zighari (@SalehZighari) February 17, 2021
Israelenses e palestinos saíram às ruas para fotografar os sítios históricos e religiosos em Jerusalém e na vizinha Belém nevados assim como para brincar na neve.
A neve começou a cair em Jerusalém, em Israel, na tarde de ontem e já durante a noite de terça-feira nas Colinas de Golã, perto da fronteira com a Síria. Até 10 cm de neve são esperados em Jerusalém.
ARÁBIA SAUDITA
Moradores e visitantes até dos Emirados Árabes Unidos começaram a se aglomerar na cidade de Tabuk, no Noroeste da Arábia Saudita, na madrugada desta quinta-feira com a chegada da neve e a previsão de muito mais neve para o fim de semana.
MUNDO | Forte nevada na província de #Tabuk, no Norte da Arábia Saudita, no começo desta quinta-feira. Nevar nesta região até não é incomum, mas não é toda hora que se vê camelos cobertos de neve. pic.twitter.com/WuO6ndQClU
— MetSul.com (@metsul) February 18, 2021
As autoridades da Arábia Saudita têm emitido alertas meteorológicos para várias regiões do país, avisando que algumas regiões devem enfrentar fortes tempestades acompanhadas por fortes chuvas e rajadas de vento.
A defesa civil alertou sobre tempestades com condições climáticas extremas que afetariam a capital da Arábia Saudita, Riad, Meca, Medina, a Província Oriental, Qassim, Tabuk, Hail, a província da Fronteira Norte, Asir, al-Baha, Jazan, Najran e Jawf
A neve já cobriu partes das cidades do Norte do país no início do mês passado. A última vez que a Arábia Saudita sofreu tanta queda de neve foi em 2018.
Falando das montanhas Alqan na região de Tabuk, o correspondente da Al Arabiya, Sultan al-Solami, entrevistou vários residentes da cidade, bem como convidados especiais que dirigiram desde os Emirados Árabes Unidos para fotografar a primeira nevasca.