Fevereiro é extremamente chuvoso até agora no Nordeste de Santa Catarina, como alertava a MetSul. Os totais de chuva registrados entre 1° e 11 de fevereiro ficaram acima de 300 mm em municípios como Camboriú e Itapoá, chegando a 400 mm em Joinville e Schroeder. O maior acumulado no período se deu no município de Guaruva com 716,4 mm, informou a Epagri.

Leia tambémEspecialista: tempo era "péssimo" no voo fatal do cantor Rick

Entre 1° e 11/02 a chuva foi mais volumosa na faixa do litoral ao Norte de Florianópolis com marcas entre 150 mm e 250 mm. Os maiores volumes, acima de 300 mm, ocorreram nas regiões de Camboriú e Joinville com áreas vizinhas. Em grande parte do estado de Santa Catarina, contudo, a precipitação ficou abaixo dos 50 mm nos primeiros dias de fevereiro. Nas áreas de Lages e Campos Novos, alguns municípios registraram volumes  inferiores a 20 mm.

Nos meses de verão, esclarece a Epagri, é comum o registro de totais mensais acima de 400 mm em pelo menos um dos municípios do litoral catarinense, quando a precipitação é fortemente influenciada pelo fluxo de umidade proveniente do mar combinado com o efeito da orografia (relevo) local.

Em Garuva, o total de 716,4 mm, acumulado nos primeiros onze dias do mês é o maior desde 2013, quando a estação de medição foi instalada. Como o mês ainda nem terminou, os acumulados de chuva em fevereiro 2020 serão ainda maiores.

Leia tambémTsunami meteorológico atinge dois estados do Sul do Brasil

Os volumes mensais mais elevados no litoral catarinense registrados em verões anteriores, desde 2010, foram: 745 mm (São Francisco do Sul em 2011), 652 mm (Florianópolis em janeiro de 2018) e 600 mm (Itapoá em janeiro de 2010).