O início desta semana será de muita chuva no estado do Paraná e parte de Santa Catarina, alerta a MetSul Meteorologia. Os volumes de chuva em alguns municípios paranaenses podem se aproximar ou até atingir a média histórica do mês inteiro, considerando que abril já é um mês menos chuvoso no Paraná na comparação com o verão.

O mapa acima mostra a projeção de chuva em 72 horas, até 9h de quarta-feira, a partir da saída das 12Z de hoje do modelo meteorológico de alta resolução WRF da MetSul Meteorologia, que está disponível ao nosso assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias.

Como se observa no mapa, a projeção de chuva indica acumulados entre 50 mm e 100 mm em muitas áreas do estado do Paraná e Santa Catarina nesta primeira metade da semana com volumes em alguns pontos mesmo acima de 100 mm. Em Santa Catarina, o risco de chuva volumosa é maior no Nordeste catarinense.

São volumes perto ou acima das médias de precipitação do mês em grande parte do Paraná. Maringá, por exemplo, tem média histórica de precipitação (1991-2020) de 112,9 mm em abril. Campo Mourão de 112,6 mm. Irati de 106,2 mm. E a capital Curitiba de 87,9 mm.

A instabilidade é favorecida neste momento inicial por um centro de baixa pressão, mas uma segunda área de baixa pressão vai se formar no litoral de São Paulo na terça. Com isso, a chuva que já atinge hoje parte do Paraná e de Santa Catarina vai se prolongar ainda na segunda e na terça.

Hoje, a chuva atingiu mais localidades do Oeste, do Sudoeste, Sul e do Centro paranaense. Já nesta segunda e na terça, a instabilidade tende a ser mais generalizada no Paraná e ser mais forte, com pancadas de chuva localmente fortes acompanhadas de trovoadas e risco isolado de temporais em maior número de pontos do que neste domingo.

A cidade de Curitiba terá muitas nuvens e chuva a qualquer hora tanto nesta segunda como na terça e não se descarta a possibilidade de chover com maior intensidade em alguns momentos. Na quarta, com a chegada de ar mais seco e frio, o tempo deve melhorar em Curitiba e na maior parte do estado do Paraná.