Anúncios

Muita chuva e tornado na Argentina. Chuva muito intensa e tornado atingiram ontem (12) a costa atlântica da província de Buenos Aires. A localidade mais atingida foi a de Pinamar com inundações e desalojados. 

Em apenas quatro horas, a precipitação em Pinamar somou 180 mm no balneário. O volume equivaleu a mais de dois meses de chuva média na localidade. A prefeitura declarou ser “a maior chuva em muitos anos”.


Muita chuva na Argentina em razão de uma área de baixa pressão | Redes sociais

Ruas de Pinamar foram tomadas pelas águas | Redes sociais

Em razão da chuva intensa houve muitos alagamentos e inundações repentinas em Pinamar e comunidades vizinhas. Ao menos quatro famílias tiveram que deixar suas casas em razão da subida das águas que chegaram a submergir automóveis nas ruas do balneário argentino.

Não bastasse muita chuva na área costeira provincial, a região ainda teve um tornado. Uma tromba d’água (tornado sobre a água) foi registrada em La Lucila del Mar com q destruição de barracas na areia. O tornado foi captado pelas câmaras de segurança de um parador, onde se pode ver como irrompe na praia e até atinge algumas construções de madeira.

O meteorologista da MetSul Meteorologia Luiz Fernando Nachtigall observa em sua análise sinótica  que existe uma circulação ciclônica em níveis médios da atmosfera, no nível de 500 hPa, atuando na região central da Argentina, o que contribui para a instabilidade destes dias.

Há ainda um cavado (área de menor pressão atmosférica) de perfil alongado que se estende da costa do Sul do Brasil ao litoral de Buenos Aires.


O aporte de umidade e ar mais ameno trazido por vento de Leste a partir de um centro de alta pressão de 1.030 hPa no Atlântico Sul ao encontrar o ar mais quente no continente e a atmosfera perturbada pelo vórtice ciclônico em médios níveis acaba gerando instabilidade forte.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A tendência é a região seguir sofrendo com temporais e chuva localmente com a manutenção do centro de baixa pressão na região interagindo com o ar tropical quente e úmido. 

Anúncios