Anúncios

O Rio Grande do Sul teve ontem um dia chuvoso na maioria das regiões, inclusive com precipitações localmente fortes e que se concentraram na Metade Leste do Estado. Os volumes altos e a chuva persistente favoreceram deslizamentos de rochas na BR-116, no trecho da Serra do Rio das Antas (foto).


A Serra Gaúcha é uma das áreas do Estado em que os volumes de chuva são os mais altos nesta semana e a região terá tempo chuvoso novamente hoje. Com isso, novas ocorrências de deslizamentos ou queda de barreiras em rodovias são possíveis.

As reclamações são recorrentes nas nossas redes sociais da MetSul Meteorologia sobre o inverno muito chuvoso em Porto Alegre, mas essa é uma realidade local e o panorama estadual é bastante diferente. Grande parte do Estado até ontem estava com a chuva abaixo da média neste mês de julho com as precipitações concentradas mais no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul.


De 1º de junho a 25 de julho, Uruguaiana teve apenas 8 dias com precipitação superior a 1 mm, conforme os dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia na localidade do Oeste. Já em Porto Alegre foram 23 dias com precipitação acima de 1 mm. Excluem-se os dias com volume abaixo de 1 mm porque pode ser orvalho (sereno) e não chuva.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios