Anúncios

Rio Grande do Sul terá sol, nuvens e chuva isolada nesta quinta-feira com precipitação em maior número de cidades e que não atingirá muito municípios gaúchos | RAFAEL CABRAL/ARQUIVO METSUL

O Rio Grande do Sul teve uma quarta-feira de sol e nuvens esparsas em dia que foi marcado pelo calor na grande maioria das localidades gaúchas e que foi intenso na Metade Oeste. Com o calor e a umidade, áreas de instabilidade isoladas se formaram durante a tarde na Metade Norte com pancadas de chuva em poucos pontos, mas que foram fortes em setores bastante isolados. Uma das áreas que teve chuva forte isolada foi a da Serra Gaúcha.

De acordo com dados de estações oficiais, as máximas nesta quarta-feira foram mais elevadas no Oeste e no Noroeste do estado, repetindo o que vem ocorrendo há dias. As máximas à tarde atingiram 36,7ºC em Uruguaiana, 36,2ºC em Quaraí, 36,0ºC em São Luiz Gonzaga, 35,5ºC em São Borja, 34,8ºC em Alegrete, 34,4ºC em Santiago e 34,0ºC em Santa Rosa.


O calor, entretanto, não se limitou ao Oeste gaúchos. As estações apontaram 33,9ºC em Santo Augusto, 33,7ºC em Ibirubá, 33,6ºC em São Vicente do Sul, 33,4ºC em Cruz Alta, 33,1ºC em Tupanciretã e 33,0ºC em Santa Maria.

Na Grande Porto Alegre, a temperatura chegou a 32,0ºC em Campo Bom. Por sua vez, Porto Alegre anotou 30,5ºC de máxima no Jardim Botânico. As máximas superaram os 30ºC ainda nos vales, na Campanha, em parte do Sul gaúcho e no Médio Uruguai.


Haverá mudanças no tempo no Rio Grande do Sul nesta quinta e se espera chuva em um maior número de localidades, mas a chuva não será generalizada no estado e muitas localidades vão passar o dia sem precipitação.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta quinta, entretanto algumas áreas terão períodos de maior nebulosidade. A massa de ar quente traz outro dia de calor e com aumento do abafamento.

Com isso, nuvens de chuva se formam e deverá chover em diferentes regiões do estado. Espera-se chuva em pontos do Norte do estado, na Metade Leste e mais a Oeste, na região de Uruguaiana.

Áreas de instabilidade avançam de Norte para Sul pelo Leste gaúcho com chuva, mas o sol aparece em Porto Alegre e outras cidades da região. À tarde, novas áreas de instabilidade vão se formar com o calor, trazendo chuva localizada. Na segunda metade do dia, nuvens de chuva avançam de Corrientes para o Oeste gaúcho e devem trazer chuva na região de Uruguaiana.

A chuva será muito irregular e localizada, portanto em grande número de cidades não chove e onde chover os volumes variarão muito dentro da mesma localidade. Podem ocorrer pancadas localmente fortes e mesmo algum temporal isolado não pode ser afastado.

Grande número de cidades gaúchas, incluindo a Grande Porto Alegre, mais uma vez vai ter uma tarde com máximas ao redor ou acima de 30ºC. A Metade Oeste segue mais quente, em especial o Noroeste, mas na área de Uruguaiana não deve aquecer tanto com hoje. Por conta da maior umidade, a sensação de tempo abafado se acentua.

Anúncios