Anúncios

Temporal no começo da tarde da terça-feira trouxe danos na zona rural entre Itaqui e São Borja. A tempestade severa provocou o bloqueio parcial da BR-472 em São Borja por três horas. A tempestade com chuva intensa, vendaval e granizo durou cerca de dez minutos. Houve destelhamento de casas e galpões, além da queda de árvores, postes e fios de energia elétrica na zona rural.


A MetSul entende que uma microexplosão atmosférica (downburst) atingiu a área. Os danos se deram numa área pequena e foram severos com colapso até de estruturas sólidas. O downburst é uma violenta corrente descendente de vento que ao alcançar a superfície se expande de forma radial, causando danos que podem ser comparáveis a de um tornado.


Descartamos um tornado porque os danos se deram numa aérea mais ampla. Diversas árvores e postes tombaram com a força do temporal entre os quilômetros 416 e 420 da BR-472, na divisa dos municípios de São Borja e Itaqui. Um tornado não teria percorrido quatro quilômetros da rodovia pela sua trajetória por natureza errática. 

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios