Anúncios

Cenário é de risco para a cidade do Rio de Janeiro (foto) que pode enfrentar períodos de chuva forte a torrencial com umidade marítima interagindo com o relevo neste fim de semaba | TOMAZ SILVA/AGÊNCIA BRASIL/EBC/ARQUIVO

A MetSul Meteorologia reforça o aviso sobre cenário de perigo por chuva volumosa no Sudeste do Brasil neste fim de semana. Os acumulados podem ser localmente excessivos com risco de transtornos por inundação e deslizamentos de terra.

Trata-se de condição de perigo ante a probabilidade de que os volumes de chuva em alguns pontos possam atingir quantidades equivalentes a um ou dois meses de precipitação. O que os dados apontam de chuva para áreas do litoral paulista e estado do Rio de Janeiro inevitavelmente levará a transtornos.

Com uma área de alta pressão na costa do Sul do Brasil, associada a uma massa de ar frio, e um centro de baixa pressão menor que deve se formar na costa do Sudeste do Brasil, espera-se um aporte de umidade do oceano para o continente.

O padrão de circulação deve levar vento carregado de umidade do mar e mais frio em direção ao continente no sentido da Serra do Mar com chuva de natureza orográfica (associada ao relevo) que é propensa a trazer altos volumes. Há especial preocupação com a rodovia Rio-Santos, que ainda sofre os efeitos do evento extremo de chuva do Carnaval.


Atenção: não se projeta acumulados tão extremos de chuva como em fevereiro no litoral de São Paulo, quando chegou a chover 700 mm em algumas praias, mas é uma situação de risco. Há potencial de acumulados de 100 mm a 200 mm em vários pontos da costa paulista com marcas isoladamente superiores de 200 mm a 300 mm.

Os dados desta sexta dos modelos aumentaram os volumes de chuva para o estado do Rio de Janeiro, assim que tanto na cidade do Rio como no interior fluminense é elevado o risco de chuva por vezes forte a intensa com possibilidade de acumular altos volumes em curto período com risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Algumas áreas do estado do Rio podem ter registros de 200 mm a 300 mm até o começo da semana, o que inclui o Grande Rio e a Costa Verde.

Os mapas acima mostram a projeção de chuva em 72 horas do nosso modelo de alta resolução WRF com dados das saídas da 0Z e das 12Z de hoje em que se constata a tendência de chover com volumes muito altos em pontos do litoral de São Paulo, sobretudo da Baixada Santista para o Litoral Norte, assim como no estado do Rio de Janeiro.

A previsão da MetSul Meteorologia é que, passado este fim de semana de tempo muito chuvoso e de alto risco de excessos de precipitação em áreas próximas do oceano, a instabilidade tenda a diminuir na segunda-feira com a chuva parando ou diminuindo em muitos locais, inclusive com aberturas de sol em diferentes municípios.

Anúncios