Semana começa com predomínio do tempo firme com sol e nuvens na maioria das regiões gaúchas. Segunda metade da semana reserva instabilidade para os gaúchos. | SÉRGIO LIMA

Os últimos dias já foram de marcas outonais e a semana que começa promete trazer dias com características bastante típicas desta época do ano. A semana que se inicia, aliás, pode ser dividida em dois tempos. Uma primeira metade mais quente e com tempo mais firme e uma segunda metade de tempo mais instável e resfriamento no Rio Grande do Sul.

Este começo de semana tem tempo mais firme no estado gaúcho. O sol aparecerá com nuvens esparsas, embora algumas áreas registrem momentos de nebulosidade maior, tanto hoje como amanhã. Não se afasta chuva extremamente isolada e em pouquíssimos pontos durante a tarde desta segunda.

A temperatura estará amena a agradável entre a madrugada e o período da manhã nos dois dias, mas aquece mais durante o período da tarde com previsão de máximas acima de 30ºC em pontos do Oeste, do Noroeste, vales e a Grande Porto Alegre.

Na quarta-feira, por sua vez, começam as mudanças no tempo no Rio Grande do Sul. O sol aparece com nuvens no estado, mas a nebulosidade aumenta gradualmente. O tempo pode se instabilizar com chuva em setores do Oeste, do Centro e o Sul gaúcho ao passo que na Metade Norte o tempo segue firme na maioria das localidades com tarde um pouco quente.

Mudança maior do tempo ocorre entre quinta e a sexta-feira com o avanço de uma frente fria pelo território gaúcho. A chuva será mais generalizada no Rio Grande do Sul, apesar de que sem altos volumes em grande parte das cidades.

Na quinta, a chuva alcança a maioria das cidades gaúchas, exceção de pontos mais ao Norte gaúcho que ainda podem ter um dia com sol, nuvens e temperatura mais elevada à tarde. Na sexta, a chuva outra vez atinge grande parte do estado e chega em cidades mais ao Norte do território gaúcho que não tiveram instabilidade na véspera enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo firma.

Uma massa de ar mais frio avança na segunda metade da semana, sobretudo entre sexta e sábado, com queda de temperatura. A instabilidade já trará máximas menores na maioria dos municípios já a partir de quarta ou quinta, mas no final da semana a queda da temperatura será mais generalizada e forte.