Anúncios

Porto Alegre terá um dia de muitos transtornos | ALEX ROCHA/PMPA

A MetSul Meteorologia reforço alerta sobre chuva excessiva e tempestades na área de Porto Alegre e região metropolitana nesta terça-feira. Dados desta madrugada concentraram ainda mais os elevados volumes de chuva nesta terça numa faixa entre o Centro do estado (Santa Maria), os vales, a Grande Porto Alegre, o Litoral Norte e parte da Serra.

Como há dias a MetSul adverte, os acumulados de chuva apenas hoje na capital e na região metropolitana serão extremamente altos. É como se fossem vários temporais de chuva intensa em sequência à medida que sucessivamente se formam áreas de instabilidade muito fortes entre o Centro do estado e o Leste gaúcho, justamente na Depressão Central, entre Santa Maria e a capital, afetando a parte mais Sul da bacia do Jacuí que é o principal contribuinte do Guaíba.

A chuva em vários momentos da manhã e da tarde de hoje (terça-feira) será forte a torrencial na capital e cidades da Grande Porto Alegre com elevados volumes em curto período, potencializando muito a ocorrência de alagamentos e inundações repentinas.

Cresce o risco de transbordamento de arroios, sobretudo considerando o nível alto do Guaíba que represa o escoamento das águas. Há um elevado risco ainda de deslizamentos de terra e de encostas com possibilidade de desmoronamento de muros e barrancos.

A chuva vem acompanhada por vezes de muitos raios e intensas e frequentes trovoadas. É muito alta a probabilidade de queda de granizo na região. O vento sopra com rajadas por vezes fortes de 60 km/h a 70 km/h com a chuva, o que agrava o risco de queda de árvores e de cortes localizados de energia elétrica.

Projeção de raios hoje no Rio Grande do Sul do modelo europeu | ECMWF

A chuva forte, como se esperava, começou no fim da madrugada, ao redor das 4h. O risco de chuva intensa segue durante grande parte do dia, começando a ceder gradualmente a partir da noite e da próxima madrugada. A quarta, especialmente na primeira metade do dia, porém, ainda tem chuva que ocasionalmente pode ser forte.

No decorrer da quarta, o ingresso de ar mais seco e frio deve proporcionar a melhora do tempo e o aparecimento do sol, mas a melhora do tempo virá com fortes a intensas rajadas de vento Sul que represarão o Guaíba.

Por que tanta chuva, granizo, raios e vento na capital entre hoje e amanhã?  Primeiro, um centro de baixa pressão avançar do Nordeste da Argentina e do Paraguai para o Sul do Brasil. Este sistema se aprofunda ao cruzar pela região entre o Norte gaúcho e Santa Catarina. Baixas pressões, sabidamente, reforçam a instabilidade.

Haverá ainda o ingresso de ar muito quente nesta terça em altitude na Metade Norte gaúcha com uma corrente de jato em baixos níveis trazendo forte vento do quadrante Norte no Noroeste e no Norte do estado. Ar muito quente é energia para a formação de nuvens de tempestades, o que vai ocorrer na área de transição entre ar mais quente e ameno, no caso a faixa central do estado e a região de Porto Alegre.

Com a chuva entre hoje e amanhã, o total de precipitação vai exceder os 400 mm em Porto Alegre e colocará setembro de 2023 em um patamar de precipitação na capital gaúcha que, no mínimo, pode ser considerado extraordinário com precipitação em 300% da média histórica mensal que é uma das mais altas de todos os meses do ano.