Anúncios

A MetSul Meteorologia se uniu hoje pelo segundo ano seguido à campanha mundial #MetsUnite em que meteorologistas do mundo todo apresentam ao seu público a iniciativa chamada de #ShowYourStripes (#MostreSuasListras), uma criação gráfica do meteorologista inglês Ed Hawkins da Universidade de Reading, no Reino Unido.

A campanha objetiva conscientizar o público, especialmente de televisão, sobre as mudanças climáticas e como o mundo está aquecendo aceleradamente.

O que você vê acima é a temperatura no mundo desde 1850, do Brasil desde 1901 e do Rio Grande do Sul desde 1901 (esquerda) até 2019 (direita). Cada listra representa um ano. Nota-se como no começo do século passado predominavam anos de temperatura mais baixa (em azul) e como o nosso país e estado, acompanhando a tendência global, ficou mais quente (vermelho e marrom) nos últimos 20 anos, mas, especialmente, agora nesta última década.

Para marcar a data da campanha, a meteorologista da MetSul Estael Sias apresentou as listras do clima, ou como definiu o código de barras do aquecimento global, no quadro Nosso Clima do SBT-RS. As listras estiveram também na coluna Tempo e Clima do jornal do Correio do Povo, assinada pela MetSul desde a sua criação em 2008.

Anúncios