Anúncios

A MetSul Meteorologia adverte que o vento Norte quente e seco que já sopra forte desde ontem no interior gaúcho vai se intensificar ainda mais nesta quinta, podendo provocar transtornos e alguns danos. 

Uma intensa corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude, que se origina na Bolívia e desce até o Sul do Brasil, vai atuar no Rio Grande do Sul nesta quinta. 

O resultado é trazer ar quente e vento do quadrante Norte com rajadas fortes na maioria das regiões e intensas em algumas localidades. O vento Norte que já soprou forte no Oeste ontem começou a se intensificar na madrugada e vai soprar com rajadas ao longo do dia em diversas áreas do Rio Grande do Sul. 

O pico da força vento deve ser nesta manhã no Sul e no Centro do Estado, mas nos vales e na Serra deve ser à tarde. As rajadas em alguns pontos devem ficar entre 80 km/h e 100 km/h, suficientemente fortes pra provocar transtornos como cortes de luz e danos como quedas de postes e árvores, além de destelhamentos. 

Santa Maria é uma cidade que costuma ser muito impactada na presença deste tipo de fenômeno e terá rajadas fortes a intensas com prováveis cortes de luz e queda de árvores e/ou postes. Os vales igualmente costumam sentir mais os impactos de correntes de jato em baixos níveis. Desta vez, cidades do Sul gaúcho, especialmente da Serra do Sudeste, podem ser afetadas.

Na região metropolitana, municípios próximos da parte Norte da Lagoa dos Patos, em regra, pela topografia (relevo), não costumam ter vento Norte intenso. Já o Vale do Sinos,  sobretudo em cidades ao “pé” da Serra costumam ser mais impactadas. 

O ar quente trazido pela corrente de jato de baixos níveis mantém a temperatura elevada. Diversas cidades vão amanhecer com mínimas muito altas nesta quinta-feira. Santa Maria registrava 24°C às cinco da manhã.