Anúncios

A MetSul Meteorologia emitiu alerta sobre o risco de vento muito forte a intenso para parte do Rio Grande do Sul e o Uruguai. Haverá a formação de um ciclone extratropical, cujo centro estará a Sudeste e Leste do Rio da Prata no domingo. Dois centros de baixa pressão darão lugar ao ciclone. O primeiro, que atua hoje no Rio Grande do Sul, trazendo chuva, avançará para o mar e interagirá com outro mais significativo que se desloca neste sábado junto ao Leste da Argentina de Sul para Norte, acompanhando uma massa de ar muito forte. Por conta da primeira área de baixa pressão o vento começa a se intensificar hoje no Rio Grande do Sul, mas será durante o fim de semana que se espera que o vento adquira bastante força no Uruguai e aqui no Estado. Tanto no sábado como no domingo o Sul e o Leste do Rio Grande do Sul devem ter fortes rajadas. As mais intensas ocorrerão no Sul gaúcho, podendo se situar entre 80 e 100 km/h, ocasionalmente mesmo superiores em pontos do Litoral Sul. Cidades como Chuí, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, São José do Norte e Rio Grande terão períodos bastante ventosos no fim de semana. O vento poderá provocar transtornos como queda de árvores e falta de energia, além de afetar as operações no Porto de Rio Grande. Porto Alegre e as praias do Litoral Norte gaúcho chegarão a ter rajadas de vento forte com a entrada do ar frio durante este fim de semana, mas o pior é esperado mais ao Sul do Estado.



Projeção do modelo, no mapa da esquerda, indica duas áreas de vento mais forte no começo do sábado, uma na costa gaúcha associada a uma área de baixa pressão e outra no Leste da Argentina, resultado de uma segunda área de baixa pressão. No domingo, mapa da direta, os dois centros de baixa terão formado um ciclone a Leste do Rio da Prata com muito vento

Há preocupação também com o vizinho Uruguai, onde igualmente o vento deve ser muito a muito forte com rajadas intensas, especialmente na faixa costeira. O vento aumenta significativamente neste fim de semana e tanto o sábado como o domingo deve ser bastante ventosos. O vento será mais intenso em departamento do Sul e do Leste do país como Colonia, Montevidéu, San José, Florida, Canelones, Maldonado e Rocha. Podem ser esperadas rajadas próximas de 100 km/h e, em alguns pontos, superiores. As condições em alguns momentos podem alcançar o nível de “temporal”. Com isso, atenção para problemas como queda de árvores e danos para a rede elétrica da UTE. A MetSul Meteorologia adverte ainda para o risco de chuva localmente forte no sábado no Uruguai, acompanhando o vento, aumentando a possibilidade de queda de árvores.



Começo do sábado muito instável terá chuva localmente forte a intensa entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul (mapa da esquerda), mas no domingo (mapa da direita) o tempo seco deve predominar com sol e ar frio aqui no Estado

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

A MetSul Meteorologia mantém ainda o seu alerta de chuva localmente forte a intensa no Rio Grande do Sul para hoje e amanhã. Nesta sexta-feira, a instabilidade decorre de uma área de baixa pressão e amanhã estará associada a uma frente fria. O ar mais frio de Sul, ao avançar e encontrar a atmosfera mais quente e úmida sobre o Sul do Brasil, tende a intensificar a instabilidade neste sábado. Hoje, a chuva mais forte ocorre no Centro, Sul e Oeste do Estado. Amanhã, concentra-se no Centro, Norte e Nordeste do Estado enquanto pelo Sul e o Oeste começa a haver melhoria gradual do tempo até o fim do dia. O domingo de clássico Gre-Nal terá a presença do sol com uma massa de ar seco e frio que derruba fortemente a temperatura. O dia já vai começar frio em muitos pontos, especialmente do Oeste e do Noroeste, onde estará mais seco, porém na madrugada da segunda-feira são esperadas as menores mínimas no Estado, até com provável geada nos Aparados.

Anúncios