A MetSul Meteorologia alerta para um período de intensa instabilidade no Rio Grande do Sul que compreende a tarde e noite desta quinta-feira, amanhã (sexta) e grande parte do sábado. Podem ocorrer temporais isolados de vento forte e granizo, até com danos localizados, mas a maior preocupação é com a chuva que pode ter volumes muito altos em diversas regiões do Estado. São previstas pancadas fortes a torrenciais em muitas cidades. Porto Alegre e região metropolitana estão sob risco de chuva por vezes intensa, sobretudo amanhã e no começo do sábado. O mau tempo que já fez estragos esta semana no Estado pode trazer mais transtornos como falta de luz, queda de árvores e, principalmente, alagamentos nas áreas urbanas. Não há ciclone extratropical hoje. Área de baixa pressão que vem do Norte da Argentina e do Paraguai ingressa hoje no Rio Grande do Sul e estará sobre o Estado amanhã como um centro de baixa pressão fechado. O sistema se converte em ciclone sobre o mar, a Sudeste do Chuí, somente no sábado, quando deverá se intensificar sobre o território gaúcho uma frente fria.
Modelo americano GFS, na saída do começo desta quinta-feira, indicou chance de chover mais de 100 mm em alguns pontos
Áreas de instabilidade associadas a uma zona de baixa pressão atmosférica (cavado) trazem chuva desde a madrugada desta quinta-feira na Fronteira Oeste. Na maioria das regiões do Estado, o sol aparece com nuvens na manhã de hoje, mas a instabilidade vai avançar pelo território gaúcho no decorrer do dia e choverá na maior parte do Rio Grande do Sul até o fim do dia. Há risco de chuva localmente forte e de temporais isolados de vento e granizo da tarde para a noite no interior. Em Porto Alegre, mais a Leste do Estado, a tendência é que a chuva comece entre a noite de hoje e a madrugada desta sexta-feira.
Será o segundo episódio de mau tempo na semana. Na tarde de terça, tornado causou estragos no interior do município de Marques de Souza. No final da terça, temporal de granizo trouxe danos para 1200 residências em Panambi (foto acima do portal Panambi News). A área mais afetada foi o Sul da zona urbana. O município decretou situação de emergência. Também Vacaria experimentou transtornos pelo temporal da madrugada de ontem, quando o vento intenso destelhou casas e prédios.