Olá amigos e amigas, a onda de tempestades que vai afetar o Rio Grande do Sul durante as próximas horas, especialmente entre a madrugada e a manhã desta segunda (21), é preocupante e, como alertado pela MetSul Meteorologia, pode ser o episódio de tempo severo mais grave desde 6 de agosto.

Foto de vendaval e seus estragos

Vendavais vão atingir várias cidades no começo da segunda-feira | PMPA

A onda de tempestades que atingiu o Rio Grande do Sul em 6 de agosto foi um dos episódios de tempo severo mais graves do ano no estado. O que ocorreu? Poderosa linha de instabilidade avançou associada à formação e rápida intensificação de um ciclone extratropical, provocando vendavais, granizo de variado tamanho, chuva forte e tornado.

Em Porto Alegre, o vento chegou a 132 km/h no Clube Jangadeiros e no Aeroporto Salgado Filho alcançou 120 km/h. A Defesa Civil contabilizou danos em 114 municípios, além de uma morte e cinco pessoas feridas. No Sul gaúcho, a força do vento trouxe vento de 120 km/h a 150 km/h e derrubou várias torres de linhas de transmissão de energia na Lagoa Mirim.

Leia tambémFrente fria e baixa pressão vão levar chuva e temporais a 11 estados

Agora, no episódio de tempo severo das próximas horas, a MetSul Meteorologia alerta para um episódio de tempo severo novamente potencialmente grave e perigoso, com elevada probabilidade de tempestades severas a muito severas, vendavais fortes a intensos e até destrutivos, além de granizo de diferentes tamanhos.

O Rio Grande do Sul é a área de maior preocupação, especialmente entre a madrugada e a manhã de segunda-feira. Os primeiros temporais podem atingir o extremo Sul e a Campanha perto da meia-noite, avançando depois pelo Leste e pela Metade Norte. Porto Alegre e a região metropolitana estão entre as áreas de alto risco para vendavais.

A previsão indica que muitos municípios gaúchos podem registrar rajadas entre 70 km/h e 100 km/h, mas em diferentes pontos o vento pode superar 100 km/h, com possibilidade de rajadas entre 120 km/h e 150 km/h nos cenários mais severos.

Leia tambémPrevisão do tempo: tendência de chuva para dez dias no Brasil

Os vendavais podem provocar queda de árvores, destelhamentos, danos ou colapso de estruturas, queda de postes e interrupções no fornecimento de energia. No Rio Grande do Sul, a maior intensidade prevista para o Sul e o Leste do estado coloca a área de concessão da CEEE como a mais exposta à falta de luz.

Não descartamos ainda o risco de tornados. O ambiente atmosférico estará especialmente favorável à formação de tempestades organizadas, com possibilidade de supercélulas, granizo grande, vendavais intensos e tornados.

O risco decorre principalmente da combinação entre ar quente e úmido, uma intensa corrente de jato em baixos níveis e elevado cisalhamento do vento. Tais fatores podem favorecer tempestades com rotação e, em alguns casos, tornados isolados, inclusive pequenos vórtices embutidos na linha de instabilidade, conhecidos como tornados de QLCS.