Anúncios

Esta quarta-feira será o dia mais quente desta semana em muitas cidades do Rio Grande do Sul. Os gaúchos vão enfrentar um dia de muito calor à medida que a massa de ar quente sobre o estado se intensifica e provoca uma elevação acentuada da temperatura com menor cobertura de nebulosidade.


O centro da massa de ar quente está sobre o Centro e o Norte da Argentina, onde na terça as máximas passaram dos 40ºC em diversas estações. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN), da Argentina, registrou máximas de 41,2ºC em Santiago del Estero, 41,0ºC em Rivadavia e 40,0ºC em Villa Maria del Rio Seco e La Rioja.

O calor será excessivo hoje principalmente em cidades do Oeste, do Centro gaúcho, dos vales, Grande Porto Alegre e Campanha com máximas ao redor ou acima dos 35ºC em diversas cidades. As outras regiões também terão calor, como a Serra que pode chegar a 33ºC em algumas áreas.


Onde o calor será mais intenso hoje é no Oeste do Rio Grande do Sul, em cidades como Barra do Quaraí, Quaraí, Uruguaiana, Itaqui, Alegrete, Maçambará e São Borja. As máximas no Oeste na tarde de hoje devem ficar entre 38ºC e 40ºC em diferentes pontos.

A região metropolitana de Porto Alegre e os vales igualmente devem experimentar jornada de temperatura muito alta com máximas no período da tarde em diversos municípios de 36ºC a 38ºC. Na área metropolitana, incluindo Porto Alegre, as máximas devem ficar ao redor de 35ºC a 36ºC na maioria dos municípios.

O sol aparece em todo o estado e com menos nuvens do que ontem, quando já choveu durante a manhã em algumas cidades. Isso contribuirá para que a temperatura suba muito mais hoje no Rio Grande do Sul.

O calor intenso forma nuvens que trazem chuva isolada mais da tarde para a noite nesta quarta no território gaúcho. Chuva muito localizada de verão que em alguns pontos pode ser forte e com risco de temporal. As precipitações, contudo, ocorrem em poucas cidades nesta quarta. Chuva em maior número de cidades é esperada entre amanhã e sábado.

Anúncios