A chegada da mais forte massa de ar polar a alcançar o Rio Grande do Sul até agora neste ano derrubou a temperatura na madrugada de hoje. O frio mais intenso no Estado se deu, como antecipava a MetSul Meteorologia, em cidades do Sul e do Oeste do território gaúcho. Estações meteorológicas indicaram 5,4ºC em Santana do Livramento, 7,1ºC em Quaraí, 7,2ºC em Bagé e no Chuí, 7,7ºC em Jaguarão 7,7ºC, 7,8ºC em Dom Pedrito, 8,3ºC em Canguçu e 8,6ºC em Porto Alegre, onde ainda havia nebulosidade no começo do dia, impedindo queda maior da temperatura, fez 13,5ºC na estação da Lomba do Pinheiro. Ontem à noite e no começo da madrugada de hoje ainda choveu fraco na Capital, após um fim de tarde com nuvens escuras na cidade (foto de Liciane Moreira), mas Porto Alegre tem uma linda e amena manhã de sábado com sol (foto de Carlos Back).


A tarde deste sábado é amena no Estado, mas a temperatura despencará a partir do fim da tarde e o começo da noite, tanto que as mínimas de hoje devem ocorrer na maioria dos municípios gaúchos na noite de hoje.  A zona Leste de Porto Alegre pode ter 11ºC à noite e antes da meia-noite haverá várias estações no interior marcando menos de 5ºC. por isso, os gaúchos devem se preparar para temperatura amanhã de manhã. A MetSul Meteorologia antecipa que a madrugada deste domingo será a mais fria até agora no ano. Grande parte do Estado terá marcas perto ou abaixo dos 5ºC. Pode fazer entre 1ºC e 3ºC na Campanha. Na Serra, Aparados e baixadas da Metade Norte são esperadas mínimas amanhã de 0ºC a 2ºC, não se descartando até valores negativos em alguns pontos. Porto Alegre deverá ter entre 7ºC a 9ºC nos bairros mais frio. Na área metropolitana, mínimas de 5ºC e 8ºC. Já em Santa Catarina, no Planalto Sul, a temperatura poderá cair a até 3ºC negativos neste domingo.


No Uruguai, os termômetros marcaram neste sábado 4,2ºC em Salto e Mercedes, 4,6ºC em Durazno e Florida, 6,0ºC em Paysandu e Melo, e 9ºC em Melilla (Montevidéu). Na madrugada deste domingo, haverá muito pontos do Uruguai com marcas perto de 0ºC e até negativas em algumas localidades. De acordo com o meteorologista Luiz Fernando Nachtigall, da MetSul Meteorologia, a expectativa é de formação de geada (helada) na maioria das regiões do Rio Grande do Sul e do Uruguai neste domingo, exceto em áreas junto à costa e às lagoas. A geada pode ser forte em baixadas da Serra e dos Aparados. Já a tarde do domingo, com o sol, será agradável, mas esfria rapidamente ao entardecer. Nachtigall antecipa que as madrugadas vão seguir frias no Estado, pelo menos, até a metade da próxima semana.