Forte massa de ar frio, a mais intensa até agora no ano a alcançar o Cone Sul, avança neste momento pelo Centro e o Sul da Argentina. Hoje (12), as mínimas foram de 6,0ºC abaixo de zero em Bariloche, 3,8ºC negativos no aeroporto de El Calafate, 3,3ºC negativos em El Bolsón, 1,7ºC abaixo de zero em Perito Moreno e 1,2ºC negativos em Rio Gallegos. Maquinchao teve 3ºC abaixo de zero. Nevou ontem em Bariloche, com maior intensidade nas montanhas. A forte nevada registrada na zona obriga motoristas a usaram correntes nos pneus na passagem Cardenal Samoré entre Argentina e Chile. Esta massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Sul e o Sudoeste já na noite de hoje e dará início à primeira onde de frio de 2013 no Rio Grande do Sul ? Por que uma onda de frio ? Serão vários dias seguidos com temperatura baixa nas madrugadas aqui no Estado. Até, pelo menos, a metade da semana que vem teremos frio à noite no território gaúcho. O mapa abaixo mostra que a temperatura no período de 12 a 18 de abril deve permanecer bem abaixo da média aqui no Rio Grande do Sul.


Já faz frio na madrugada deste sábado em cidades do Sul e do Sudoeste do Estado com marcas na Campanha e fronteira com o Uruguai que podem ficar entre 6ºC e 8ºC, talvez até menos em algumas localidades. Na maior parte do Estado, o frio será mais sentido no final do sábado, quando muitas cidades terão suas mínimas do dia, como é o caso de Porto Alegre. A temperatura despencará ao entardecer. Alguns bairros da Capital podem ter temperatura entre 11ºC e 12ºC no fim do sábado. O frio promete ser muito intenso para abril na madrugada de domingo, quando pontos da Serra e dos Aparados (especialmente de baixada), podem ter marcas variando de 0ºC a 2ºC, não se descartando registros até um pouco negativos.


Projeção de temperatura modelo BRAMS do Cptec para as 3h do domingo

Em Porto Alegre, pode fazer entre 7ºC e 9ºC nos bairros mais frios, e na região metropolitana entre 5ºC e 7ºC em áreas fora das zonas urbanas. Grande parte do Rio Grande do Sul amanhecerá no domingo com temperatura próxima ou abaixo dos 5ºC. Na Campanha, por exemplo, pode fazer entre 1ºC e 3ºC. Em baixadas da Metade Norte, como no Botucaraí, Noroeste e Planalto Médio, os termômetros podem indicar de 0ºC a 2ºC ou mesmo valores negativos em setores muito isolados. Com isso, a maioria das regiões do Estado pode ter geada na madrugada do domingo. No Uruguai, as mínimas também vão ficar perto de 0ºC em vários locais e em algumas localidades do Oeste e do Centro do país podem ser até negativos. Na costa uruguaia, devido ao efeito do vento, haverá ainda o agravante da baixa sensação térmica. Em Santa Catarina, é provável o registro de mínimas abaixo de zero no Planalto Sul que podem ficar entre 1ºC e 3ºC negativos com registro de geada forte.