A MetSul Meteorologia alerta que uma forte massa de ar frio ingressa neste domingo no Rio Grande do Sul com queda muito acentuada da temperatura e impressionante variação térmica na comparação com o dia de hoje que será muito quente. Cidades que na tarde deste sábado terão máximas de até 30ºC a 34ºC vão terminar o domingo com marcas de 7ºC a 10ºC nos termômetros.

O ingresso do ar polar será precedido por muito calor neste sábado devido ao quadro pré-frontal e uma frente fria que vai cruzar pelo Rio Grande do Sul entre a noite de hoje e a manhã deste domingo com chuva, raios e temporais. As máximas neste sábado podem atingir de 32ºC a 34ºC nos vales, na Grande Porto Alegre e no Noroeste.

Não se espera chuva volumosa na passagem da frente, porém é alto o risco de vento forte com vendavais isolados na chegada do sistema frontal. Na maioria das cidades, as rajadas quando da chegada da frente devem ficar entre 60 km/h e 80 km/h, mas pontos isolados podem ter marcas superiores.

O ar polar vai ingressar ao longo deste domingo com temperatura baixa durante o dia inteiro, mesmo à tarde. Vento, por vezes moderado a forte, acompanhará o ingresso do ar polar e trará sensação térmica bastante baixa. As mínimas do domingo ocorrem à noite, no fim do dia, quando estará muito frio.

Grande parte do Rio Grande do Sul vai amanhecer com marcas abaixo de 5ºC na segunda com geada em grande número de localidades. Marcas negativas são esperadas na fronteira com o Uruguai, Campanha, Sul, Centro-Serra, baixadas do Noroeste, no Planalto, Serra e Aparados. Nas cidades mais frias, na Serra do Sudeste e Aparados, pode fazer até -3ºC a -5ºC. Na Grande Porto Alegre, até 3ºC em alguns pontos.

No Rio Grande do Sul, a tarde da segunda ainda terá temperatura baixa e a noite será muito fria. Porto Alegre deve ter apenas 13ºC a 14ºC na segunda. Já o amanhecer da terça, embora ainda gelado, terá mínimas mais altas que as da véspera. O frio, assim, enfraquece a partir da terça no Sul do Brasil. Nesta época do ano, como de hábito, episódios de ar frio já têm menor duração que junho ou julho.

Ar frio alcança o Centro do Brasil

A massa de ar frio vai derrubar a temperatura ainda em parte do Centro-Oeste e na maior parte do Sudeste. No Centro-Oeste, o declínio não será tão acentuado, mas em muitas áreas da Região Sudeste vai esfriar bastante. Em São Paulo, esfria principalmente no Centro, Sul e no Leste paulista.

Na capital paulista, o ar frio chega durante a segunda-feira com muitas nuvens e tempo instável. A tarde deve ter apenas 13ºC. As madrugadas de terça e quarta devem ter mínimas ao redor dos 10ºC. Na cidade do Rio de Janeiro, o ar frio ingressa com rajadas de vento na segunda. As tardes de segunda e terça serão de baixa temperatura. As madrugadas de quarta e quinta na capital fluminense podem anotar 13ºC a 14ºC.

Ar polar trará geada

A massa de ar frio trará geada principalmente nos estados do Sul. As madrugadas de segunda e da terça devem ter geada em maior número de locais, mas na segunda a presença de nuvens poderá frustrar a formação do fenômeno em algumas localidades. Assim, não se projeta um evento de geada tão ampla como nos dias 19 e 20 deste mês. No Sudeste, chance maior de geada principalmente na Mantiqueira na madrugada da quarta-feira.

Os mapas acima mostram a projeção de geada do modelo canadense para domingo, segunda, terça e quarta no Centro-Sul do Brasil. As projeções de geada deste e outros modelos podem ser acessados pelo assinante em nossa seção de mapas.