Massa de ar frio vai trazer acentuado declínio da temperatura no Sul do Brasil entre hoje e amanhã com rajadas de vento e baixa sensação térmica no seu ingresso, precedendo um início de semana com baixa temperatura e formação de geada em muitas cidades | ALEX ROCHA/PMPA

A MetSul Meteorologia alerta que uma massa de ar frio vai tomar conta do Sul do Brasil neste fim de semana com acentuado declínio da temperatura. A tendência é de forte resfriamento nos três estados do Sul e em parte do Mato Grosso do Sul depois de dias de temperatura acima da média com uma incursão de ar quente que elevou a temperatura na sexta-feira a 27ºC no Oeste gaúcho e a mais de 30ºC no Noroeste e no Norte do Paraná.

O ar frio é precedido por uma frente fria e um centro de baixa pressão que vão trazer neste sábado chuva forte e temporais em vários pontos do Rio Grande do Sul e em parte de Santa Catarina do Paraná. Algumas tempestades vão ser supercelulares, capazes de causar granizo de variado tamanho isolado, vendavais localizados e um risco pequeno a médio de tornados.

Os mapas abaixo mostram a projeção de avanço da massa de ar frio entre hoje e amanhã no Centro-Sul do Brasil, conforme os dados de anomalia (desvio) de temperatura em 850 hPa (nível de pressão equivalente a 1.500 metros de altitude) do modelo meteorológico ECMWF, do Centro Meteorológico Europeu, disponível ao assinante na seção de mapas.

A massa de ar frio é de trajetória continental porque avança pelo interior do continente. Com efeito, o ar frio ingressa neste sábado no Sul do Brasil a partir do Oeste da região. No extremo Oeste gaúcho, em Uruguaiana, a queda de temperatura já ocorreu com um amanhecer de sábado com chuva, vento e temperatura de 13ºC. No decorrer do dia, o ar frio avança de Oeste para Leste e vai tomar conta de grande parte do Sul do país.

Uma vez que está situada no Leste gaúcho, a queda da temperatura será mais sentida no final deste sábado e no começo do domingo, quando a massa de ar frio atingir o Leste gaúcho. Em grande parte do território gaúcho, entretanto, o resfriamento vai ocorrer ao longo deste sábado, precedendo um domingo de temperatura baixa e com características tipicamente invernais.

Ar frio chega com vento e baixa sensação térmica

A frente fria que precede o ar frio promoverá uma rápida e brusca troca de massas de ar, de quente para a fria. Com isso, a massa de ar frio começará a ingressar com rajadas de vento em diversas localidades com risco de rajadas fortes a ocasionalmente intensas. O centro de baixa pressão profundo sobre o estado gaúcho, que vai dar origem a um ciclone extratropical sobre o Atlântico neste domingo, contribuirá para manter o vento. A combinação de vento moderado a forte e temperatura baixa vai resultar em baixa sensação térmica.

Domingo será um dia invernal

A massa de ar frio e seco associada a um centro de alta pressão de 1.025 hPa sobre o Sul do Brasil traz um domingo com sol no Rio Grande do Sul e até com períodos de céu claro em diversas regiões. Nas primeiras horas do dia, contudo, há chance ainda de instabilidade em pontos do Norte e do Leste do Estado antes da melhora do tempo.

Vai soprar um vento frio no Sul e no Leste gaúcho, por vezes com rajadas, especialmente nas primeiras horas do dia. A temperatura vai estar baixa o dia todo com frio da manhã até a noite, uma vez que mesmo com sol a tarde deste domingo será fria em diversas cidades. Grande parte das cidades gaúchas devem ter máximas apenas entre 12ºC e 15ºC. Esfria acentuadamente a partir do entardecer e do começo da noite e o domingo terminará com marcas de 3ºC a 5ºC na Campanha e no Sul gaúcho e de 7ºC a 8ºC na Grande Porto Alegre.

Segunda-feira começará gelada e com geada

A previsão da MetSul é de um amanhecer gelado na segunda-feira com marcas abaixo de 5ºC e geada na maioria dos municípios gaúchos. Porto Alegre pode ter 5ºC ou 6ºC de mínima, mas em pontos da área metropolitana fará até 3ºC ou 4ºC. Na Campanha e fronteira com o Uruguai, marcas perto de 0ºC. A Serra do Sudeste e os Campos de Cima da Serra devem ter marcas negativas e ao redor de 0ºC.

Com o frio intenso do começo da manhã, a tendência é de formação de geada em grande parte do Rio Grande do Sul e muitas cidades catarinenses. A geada tende a ser mais ampla e forte em cidades do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde a atmosfera vai estar mais seca. O mapa acima traz a projeção de geada para o final da madrugada de segunda, conforme o modelo do Canadá, também disponível ao assinante na seção de mapas.

Uma vez que o ar frio perde força e a instabilidade já retorna na segunda-feira com chuva em vários pontos entre o Norte gaúcho e o Paraná, as mínimas na terça devem ser mais altas na maior parte do Sul do Brasil. Na fronteira com o Uruguai e no Sul gaúcho, porém, a terça mais uma vez começará gelada com marcas ao redor de 0ºC em alguns pontos e presença de geada.