Anúncios

O feriadão de Carnaval vai começar no Sul do Brasil com temperatura elevada e calor intenso no Rio Grande do Sul, com máximas perto ou acima de 35ºC em algumas áreas, o que vai favorecer a ocorrência de pancadas de chuva com temporais isolados na maioria das regiões gaúchas a partir desta sexta-feira. O tempo quente, contudo, não vai durar o Carnaval inteiro e haverá uma mudança radical de temperatura no meio do feriadão.

Com uma massa de ar quente atuando e o ingresso de umidade, a sexta-feira e o sábado devem ser dias de muito abafamento no Rio Grande do Sul. Nos locais em que a chuva chegar mais cedo no sábado, afinal haverá instabilidade ainda de manhã em alguns pontos, a temperatura se eleva menos. Em outros, onde o sol deve aparecer, casos da Grande Porto Alegre e do Litoral Norte, a sensação de calor e abafamento será maior. As madrugadas de sexta e principalmente do sábado terão mínimas mais altas justamente a partir da intensificação da massa de ar quente e o aumento da umidade.


No domingo, com o enfraquecimento gradual da massa de ar quente e o avanço de uma frente fria que deve trazer instabilidade, a temperatura tende a se elevar menos. Ainda se espera abafamento, mas muito menos que no sábado. No final do domingo, massa de ar frio começa a ingressar pelo Sul. Na segunda-feira, essa massa de ar frio que é forte pra época do ano cobrirá grande parte do Estado e vai trazer uma jornada de temperatura um tanto agradável e bem abaixo do que é normal em fevereiro. A instabilidade ainda em parte do Rio Grande do Sul deve contribuir para as máximas baixas. O mapa indica as anomalias de temperatura previstas na tarde de segunda, de acordo com o modelo CMC do Canadá, disponível na seção de mapas. É comum que massas de ar frio ingressem com vento durante o verão, logo há possibilidade de vento a moderado a forte com rajadas.

Com ar mais seco e frio, o amanhecer da terça terá temperatura bem baixa para a época do ano em algumas regiões gaúchas. Na Campanha, Serra do Sudeste e fronteira com o Uruguai podem ser anotadas mínimas ao redor de 10ºC e em alguns pontos até de apenas um dígito (inferior a 10ºC). Também no Uruguai, a madrugada da terça será fria. Já a tarde terá marcas amenas e agradáveis.


 

 

Anúncios