Uma massa de ar frio, na retaguarda de uma frente fria e impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, começou a ingressar no Rio Grande do Sul. O efeito foi proporcionar uma queda maior da temperatura com marcas agradáveis ou amenas na maioria das regiões durante esta segunda-feira.

Exceção da Fronteira Oeste e do Noroeste, afinal a massa de ar frio tem trajetória mais marítima e não pelo interior do continente, todas as demais regiões do Rio Grande do Sul tinham temperatura abaixo de 25ºC na tarde desta segunda-feira, mesmo em locais do Sul que estavam com tempo aberto e sol.

Às 15h, a temperatura em Campo Bom, na Grande Porto Alegre, era de apenas 21,9ºC. Trata-se de uma marca baixa para o horário no começo do mês de março. Normalmente, a temperatura no meio da tarde no início de março na cidade do Vale do Sinos fica ao redor de 30ºC.

Marcas baixas para esta época do ano eram observadas no meio da tarde também em municípios da Serra. No meio da tarde fazia nas estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia 15,9ºC em Lagoa Vermelha; 16,0ºC em São José dos Ausentes; 17,1ºC em Vacaria; e 17,3ºC em Canela.

Cabe recordar que há apenas dois dias o calor era intenso no Rio Grande do Sul. No sábado, as máximas oficiais foram de 36,0ºC em Campo Bom; 35,9ºC em Teutônia e em Quaraí; 35,8ºC em Uruguaiana e 35,5ºC em São Borja. Várias cidades anotaram marcas de 33ºC a 35ºC.

E o tempo ameno, continua nesta terça? O mapa abaixo mostra a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) para a madrugada desta terça a partir de dados do modelo alemão Icon, disponível ao assinante na seção de mapas. Como se observa, a temperatura segue abaixo da média.

O sol aparece em quase todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira. Na primeira metade do dia, entretanto, haverá ainda maior nebulosidade na Metade Norte gaúcha com chance de chuva em áreas mais ao Norte do estado, como em pontos do Planalto Médio, Campos de Cima da Serra e Alto Uruguai. O tempo melhora nestas regiões no decorrer do dia à medida que a frente fria avança para o Norte.

@metsul_oficial

Ciclone extratropical no Atlântico Sul impulsiona a chegada de ar frio. A meteorologista @estaelsias explica o que irá ocorrer.#frio outono #ciclone #metsul

♬ som original – Metsul

Com o tempo mais aberto e sob a influência de uma massa de ar frio, o dia começa com temperatura baixa para a época do ano no Sul e na Campanha. Mínimas entre 10ºC e 13ºC devem ser observadas em diferentes localidades. Já a tarde desta terça será de marcas agradáveis para o começo de março. Porto Alegre deve ter 26ºC. Nos Campos de Cima da Serra, a tarde de terça terá temperatura baixa.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.