Anúncios

Porto Alegre e a região metropolitana tiveram uma segunda-feira de tempo atípico para esta época do ano. A nebulosidade predominou e a temperatura se manteve baixa em valores muito abaixo do que é normal para um dia 26 de dezembro.


Imagens aéreas feitas pela MetSul Meteorologia a partir de um avião na aproximação de Porto Alegre no fim da tarde registrou o mar de nuvens que cobria a área metropolitana da capital gaúcha.

O Aeroporto Salgado Filho reportou muitas nuvens ao longo da madrugada de hoje e a partir das 7h todos os informes horários indicaram OVC (sigla para overcast no código de aviação), que significa céu encoberto.


O fim da tarde em Porto Alegre teve a mesma cara do começo da manhã com o céu tomado de nuvens na cidade. Chegou a garoar durante o dia em diversos pontos da área metropolitana ante a cobertura de nuvens baixas e médias.

Com a abundante nebulosidade e a influência de uma massa de ar frio, responsável por mínimas de até 6ºC hoje cedo no Uruguai e de 12ºC no Sul gaúcho, a temperatura pouco subiu na capital durante o dia.

A temperatura máxima hoje oficial em Porto Alegre foi de apenas 24,0ºC na estação do bairro Jardim Botânico. Na zona Sul da cidade, no aeroclube de Belém Novo, a temperatura não superou 23,6ºC. A temperatura máxima média de dezembro na capital gaúcha é de 30,0ºC e uma máxima de 24ºC na climatologia está mais perto do que ocorre no começo de maio.

A terça-feira terá a presença do sol com nuvens na maioria das áreas do Rio Grande do Sul. No decorrer do dia, a nebulosidade aumenta e o tempo se instabiliza com chuva em diversos pontos do estado, notadamente no Oeste, no Centro e no Norte gaúcho.

A chuva será irregular, mas forte em alguns locais com risco de temporais isolados. Atenção ao risco de granizo na Metade Norte gaúcha. A instabilidade se dá mais da tarde para a noite. A chuva será antecedida por calor na maioria das localidades e a temperatura se eleva mais em cidades que hoje tiveram um dia ameno, como a capital.

Porto Alegre e região terão sol e nuvens com períodos de maior nebulosidade, não se descartando chuva principalmente no fim do dia. A MetSul está alertando para o risco de chuva moderada a forte na Grande Porto Alegre entre a madrugada e de manhã na quarta.

Anúncios