Anúncios

O Rio Grande do Sul vai enfrentar no amanhecer desta terça frio como ainda não teve neste ano na maioria de suas cidades. Efeito de uma massa de ar frio de origem polar que tomou conta do Estado hoje e trouxe queda acentuada da temperatura. A parte mais intensa do ar polar vai estar sobre o Centro da Argentina e o Uruguai nesta terça, passando por parte do território gaúcho, especialmente da Metade Sul.

O Rio Grande do Sul vai estar sob influência nesta terça de uma massa de ar seco e frio de origem polar associada a centro de alta pressão de 1025 hPa no Centro da Argentina | METSUL

Em muitas cidades, caso de Porto Alegre, as mínimas desta segunda se dão agora no final do dia, mas o amanhecer hoje já foi gelado com marcas de -2,4ºC em Pinheiro Machado, 0,9ºC em Pelotas, 1,0ºC em São Vicente do Sul, 1,5ºC em Livramento, 1,6ºC em Quaraí, 1,8ºC em Aceguá e em Bagé, e 2,0ºC em Jaguarão.


Na Argentina, a segunda-feira teve mínimas de -10,6ºC em Chapelco, -9,0ºC em Maquinchao, -8,4ºC em Esquel, -8,2ºC em Bariloche, -7,8ºC em Uspallata, -7,1ºC em Victorica, -6,6ºC em Bolsón e Perito Moreno e -6,0ºC em Malargue. A cidade cordobesa de Marcos Juárez anotou recorde de frio para maio. a cidade de Buenos Aires teve 2,5ºC e fez 1,7ºC abaixo de zero no Aeroporto Internacional de Ezeiza. No Uruguai, a temperatura desceu a -1,3ºC em Mercedes e -0,6ºC em Durazno.

Se hoje já fez muito frio, nesta terça vai fazer muito mais. O amanhecer desta terça será gélido em quase todo o Rio Grande do Sul com geada na grande maioria dos municípios gaúchos e congelamento nas cidades mais frias. As menores mínimas ocorrerão na Serra do Sudeste, onde em cidades como Pinheiro Machado, Pedras Altas e Morro Redondo pode fazer -3ºC a -5ºC nas baixadas.


São esperadas marcas negativas ainda em pontos de menor altitude do Sul gaúcho, fronteira com o Uruguai, no Oeste, em baixadas do Centro-Serra, da Serra, Noroeste e Planalto Médio, e ainda nos Aparados. A Grande Porto Alegre deve ter 2ºC a 3ºC em alguns pontos como o Vale do Sinos e Morungava, em Gravataí.

A previsão da MetSul para o amanhecer desta terça é de mínimas em torno de 1ºC a 3ºC na área de Pelotas, 3ºC a 4ºC em Rio Grande, -1ºC em Bagé, -2ºC em Livramento e Quaraí, 0ºC em São Gabriel e Rosário do Sul, 2ºC em Uruguaiana, 2ºC em Santa Maria, 3ºC em Santa Cruz do Sul, 0ºC a 1ºC em Cruz Alta, 1ºC a 2ºC em Passo Fundo com marcas negativas em baixadas, até -1ºC a -2ºC nas baixadas da região de Santa Rosa, 1ºC a 2ºC em Caxias do Sul com marcas abaixo de zero em baixadas da região, e até 3ºC negativos em pontos dos Campos de Cima da Serra.

Projeção de anomalia de temperatura em 850 hPa (nível de 1500 metros) do modelo europeu ECMWF para a madrugada desta terça mostra a parte mais intensa do ar polar centrada na região do Prata e se estendendo ao Sul e o Leste gaúcho | METSUL

Com frio tão intenso, a geada será ampla no Rio Grande do Sul no começo desta terça-feira e vai se formar em quase todas as regiões gaúchas. Pode gear pela primeira vez no ano em diversos pontos da Grande Porto Alegre e talvez até em áreas verdes e rurais mais ao Sul e Leste de Porto Alegre. A geada deve ser forte em muitas cidades do interior e muito forte com congelamento em pontos do Sul, da fronteira com o Uruguai e da Campanha.

Projeção de geada do modelo canadense para o final da madrugada desta terça mostra probabilidade alta do fenômeno em grande parte do Rio Grande do Sul | METSUL

Com o ar polar no seu ápice nesta, mesmo com sol a tarde será fria e muitas cidades terão máximas de só 11ºC a 13ºC, voltando a fazer muito frio a partir do entardecer. São os casos de Bagé, Pelotas, Rio Grande, Livramento, Caxias do Sul, Santa Maria, Caxias do Sul e Vacaria, dentre outras. Porto Alegre deve ter 14ºC.

Na quarta, a madrugada torna a ser muito fria, mas se espera ingresso de nuvens que devem impedir mínimas tão baixas e geada tão ampla quanto nesta terça. Exceção será o Sul gaúcho e a Campanha que terão marcas próximas às desta terça com vários pontos com temperatura ao redor de 0ºC ou negativas. Com maior nebulosidade, a tarde de quarta será fria no Estado com máximas baixas generalizadas.

Na quinta e na sexta, o Sul, a Campanha e a fronteira com o Uruguai seguem com frio intenso ao amanhecer com marcas tão baixas quanto 1ºC a 3ºC e ainda com possibilidade de geada. A tarde de quinta, com muitas nuvens em parte do Estado e chuva em algumas cidades, sobretudo do Norte e do Nordeste gaúcho, como na Serra, tende a ser muito fria e vários municípios podem ter máximas abaixo ou pouco acima dos 10ºC.

Anúncios