Anúncios

Porto Alegre e região podem ter 32°C no começo da próxima semana sob o veranico do início de maio | Rosinara Ferreira

Maio começará com veranico após o frio desta semana. O Rio Grande do Sul teve hoje mais um amanhecer gelado, apesar de mínimas mais altas que na quarta-feira, mas a tendência é de aquecimento. 

Os termômetros hoje cedo indicaram, por exemplo, 1,1ºC em Soledade, 2,1ºC em Getúlio Vargas, 3,1ºC em Santa Rosa, 3,7ºC em Tapera, 3,9ºC em Espumoso, 4,5ºC em Chapada e 4,7ºC em Palmeiras das Missões.


A massa de ar frio gradualmente enfraquece e a tendência para os próximos dias é de aquecimento gradual, inclusive com calor durante a tarde no começo da próxima semana em diversas áreas do Estado. Com efeito, a MetSul Meteorologia antecipa que maio começará com veranico no Rio Grande do Sul. 

O meteorologista Floriano Peixoto Machado, ainda na primeira metade do século passado, definiu o veranico como um período de tempo estável e mais quente seguindo-se a um de frio no outono e no inverno. 

Utilizando a climatologia de Porto Alegre, Machado definiu quatro critérios objetivos para a caracterização de um veranico em seus apontamentos sobre o clima gaúcho: 1) máximas superiores a 25ºC, mínimas superiores a 12ºC, duração mínima de 4 dias, céu limpo ou com névoa úmida e vento muito fraco ou calmo. 

Os quatro critérios objetivos serão atendidos na Capital de sábado a terça-feira, com quatro dias de sol e tempo firme, vento predominante fraco e mínimas que não devem baixar de 13ºC no sábado e máximas que podem bater em 32ºC no começo da semana. 

Claro que não será um calorão, contudo máximas acima de 30ºC em maio estão muito acima da média histórica do mês.


Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Na sequência, o tempo deverá se instabilizar com chuva e queda de temperatura, mas a massa de ar frio que deve chegar ao Estado na metade da semana, conforme análises da MetSul de hoje, não seria forte e ainda seria mais úmida, lodo não trazendo temperaturas menores que as registradas nesta semana no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Anúncios