O poderoso furacão Laura tocou terra no começo da madrugada de hoje perto da cidade de Cameron, no estado da Louisiana, como uma tempestade categoria 4 na escala Saffir-Simpson que vai até 5. Pouco antes de tocar terra (landfall), Laura estava com vento perto da categoria 5, ou seja, o máximo da escala.
O vento informado no momento em que o centro do furacão começou a ingressar o continente era perto de 250 km/h com rajadas superiores junto à parede do olho da tempestade.
Dados do boletim meteorológico METAR do Aeroporto Regional de Lake Charles (KLCH), região por onde ingressou Laura no estado da Louisiana, mostram que a estação meteorológica no local chegou a registrar rajadas de vento de 115 nós ou 213 km/h.
Meteorologistas norte-americanos informam que com base em análise preliminar, Laura é o furacão mais intenso a tocar terra no estado norte-americano desde o Last Island Hurricane de 1856 que teve intensidade semelhante.
#Laura so strong!! Pieces of the hotel are coming apart. Look at the glass coming down from above. We’re in the #eyewall now pic.twitter.com/9S4fbnvCS3
— Jordan Steele (@JordanSteele) August 27, 2020
1:23 am. Whistling. Explosions. #Hurricane #LAURA in Sulphur #Louisiana pic.twitter.com/7kU3DZjhyn
— Josh Morgerman (@iCyclone) August 27, 2020
?? LAURA MAKES LANDFALL: The storm arrived near Cameron, Louisiana as a high Category 4 storm. The winds have been gnarly — reports up to 150 mph. It’s moving very fast.
?: Here’s some video from storm chasers: The Storm Warnin1, Reed Timmer, Brandon Clement. pic.twitter.com/wbCphDaUsf
— John-Carlos Estrada (@Mr_JCE) August 27, 2020
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos advertia para vento extremo e arrasador, elevação da maré potencialmente catastrófica com ondas de até sete metros que poderiam fazer o oceano avançar mais de cinqüenta quilômetros terra adentro e ainda condições de impossível sobrevivência na costa na área mais atingida.
NEW: NOAA's GOES-16 ?️captured the landfall of #HurricaneLaura at 1 a.m. CDT in southwest #Louisiana near Cameron. The category 4 #hurricane packed maximum sustained winds of 150 mph and a minimum central pressure of 938 mb. Updates: https://t.co/bf9oyNUeIP pic.twitter.com/WjJM4EIyq3
— NOAA Satellites – Public Affairs (@NOAASatellitePA) August 27, 2020
À medida que o furacão avança agora para Norte, ao se deslocar sobre terra e perder a alimentação de energia das águas quentes do oceano, vai perder rapidamente força. Mesmo assim, chegará com grande intensidade até o estado do Arkansas e provocará chuva extrema e inundações em diversos estados norte-americanos.