Anúncios

Rosinara Ferreira

O Rio Grande do Sul teve uma quarta-feira com calor muito forte para um mês de inverno. A temperatura chegou a 34,7ºC na cidade de Feliz, no Vale do Caí. A maioria das regiões gaúchas anotou máxima acima dos 30ºC. Caso da Grande Porto Alegre que passou dos 33ºC no Vale do Sinos.

Por que esquentou tanto? O calor era previsto, mas ficou acima do que era indicado na previsão para a quarta-feira. O motivo para o intenso aquecimento ocorrido foi uma forte corrente de jato em baixos níveis da atmosfera. Trata-se de uma espécie de corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude que se origina na Bolívia e desce até o Uruguai e o Rio Grande do Sul, transportando ar seco e muito quente.

Ontem, esta corrente de jato era muito forte sobre parte do Rio Grande do Sul com vento de até 50 nós (de 90 km/h a 100 km/h) em 1.500 metros de altitude sobre a região de fronteira com o Uruguai. Com isso, o transporte de ar quente de Norte foi muito significativo. As máximas na quarta-feira chegaram a 39,4ºC em Las Lomitas, província argentina de Formosa, e a 39,0ºC em Mariscal Estigarribia, no Paraguai.


 

Anúncios