A MetSul Meteorologia adverte para condições favoráveis à ocorrência de granizo isolado, de variado tamanho, hoje da tarde para a noite e nos próximas dias entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul.
Uma frente fria já trouxe granizo nas últimas 48 horas para pontos do Centro da Argentina e do Uruguai com pedras de gelo de médio a grande tamanho em algumas localidades.
TEMPO | Granizo há pouco em Olivos, na Grande Buenos Aires, em vídeo de @WalterVerst. pic.twitter.com/S3KGgTwsJZ
— MetSul.com (@metsul) August 26, 2020
TEMPO | Granizo na localidade de Santa Ana, departamento uruguaio de Colônia, em fotografia de Verónica Beux. Veja mais sobre o tempo severo no Prata em ?? https://t.co/wVWFsE4qvM pic.twitter.com/jGJUR9CGZa
— MetSul.com (@metsul) August 26, 2020
A expectativa é que esta frente fria passe à condição de frente semi-estacionária entre os territórios uruguaio e do Rio Grande do Sul, afetando mais a Metade Sul gaúcha.
Modelos indicam risco de granizo principalmente em pontos do Oeste e do Sul gaúcho, além do Uruguai, mas nesta sexta-feira se espera que o risco avança até a faixa central do Estado. O risco permanece ainda no sábado.
Ar muito quente com temperatura bastante elevada trazido por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera garante a energia para a formação de nuvens carregadas, o que eleva a probabilidade de queda localizada de granizo.