Anúncios

Enorme navio bloqueia o canal de Suez após encalhar | Twitter

O navio de contêiners Ever Given encalhou e bloqueia uma das rotas de transporte marítimo mais importantes do mundo, o canal de Suez, no Egito. 

Com efeito, o enorme navio, com peso superior a 200 mil toneladas, encalhou após sofrer com rajadas de vento por volta das 7h40 (2h40, no horário de Brasília) da terça-feira. 


Imagem de satélite mostra o Ever Given bloqueando o canal de Suez | Copernicus

A embarcação rumava do Mar Vermelho para o Mediterrâneo, entretanto a rota principal era da China para a Holanda. O navio tem 400 metros de comprimento e 59 metros de largura. Além disso, a sua capacidade é de transportar até 20 mil contêineres de 6 metros.

Esforço para tentar desencalhar o navio no canal | Divulgação

Importância do canal

O Canal de Suez é caminho de grande parte do petróleo que viaja pelo mar no mundo. Cerca de 10% de todo o comércio marítimo internacional atravessa Suez, de acordo com experts. 

O cálculo, por sua vez, é que 50 navios atravessam os 193 quilômetros do Canal de Suez diariamente. O canal foi construído entre 1859 e 1869 para conectar o Mediterrâneo ao Mar Vermelho e à Ásia.

Vento na origem da crise do Suez

O navio Ever Given encalhou no Canal de Suez quando foi atingido por fortes rajadas de vento. Não é uma ocorrência incomum na região, sobretudo nesta época do ano.

No Norte da África e na região do Levante, que compreende, por exemplo, parte do Oriente Médio, sopra um vento que tem o nome de Khamsin. 

O vento Khamsin vem de Sul e sopra sobre o Egito na frente de depressões (áreas de baixa pressão) que se deslocam para Leste ao longo do Mediterrâneo ou do Norte da África ao passo que a pressão é alta a Leste do Rio Nilo.


Episódio do vento no Oriente Médio em 2005 | NASA

Como o Khamsin é um vento que sopra do interior do continente, ele é quente e seco e costuma carregar muita poeira.

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

Por fim, o seu nome em árabe se refere aos cinquenta dias em que atua, freqüentemente de abril a junho.

Anúncios